Com a escolha do Prefeito Julio Lossio para que a Educação seja a principal prioridade da atual gestão, foram criadas metas administrativas a fim de efetivar o lema de Governo Municipal: “Petrolina, cidade que educa”.
Os investimentos na estrutura física e funcional vêm colhendo resultados. A Educação de Petrolina é hoje referência para outros municípios pernambucanos. Confirmação obtida com os índices educacionais de avaliação internos e externos do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEP) e o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que põe Petrolina em destaque.
ÍNDICES
Frutos da nova política de educação, o Ideb vem crescendo desde 2009, tendo alcançado as metas estabelecidas pelo MEC para 2017.
O Sistema de Ensino de Petrolina continua acima da média do Estado de Pernambuco e de todas as capitais dos estados do Nordeste, mantendo a curva ascendente de seus resultados. Além de superar o índice geral do Estado, a cidade ficou na frente de dezessete capitais, nos anos iniciais, e de vinte e duas nos anos finais.
Já o resultado dos números do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), do Governo Estadual, apresentou a evolução dos números em relação aos anos anteriores, como também a superação da média do Sistema Educacional de Petrolina, em relação aos números gerais no Sertão Médio São Francisco e no Estado de Pernambuco. Em Petrolina, a evolução dos índices internos reflete o aumento da qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que são avaliadas pelo Sistema.
ALFABETIZAÇÃO
Em 2009, com a adoção dos programas de alfabetização no 1º ano e com a correção de fluxo para as demais séries do Ensino Fundamental I, houve sensível melhoria no índice de alfabetização. Até então, a rede alfabetizava menos de metade das crianças aos sete anos. Quatro anos depois, mais de 90% das crianças já eram alfabetizadas aos seis anos. Já com o Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA I) para os não alfabetizados e o PAA II para os demais, foi reduzido tanto a defasagem idade-série como a defasagem entre os conhecimentos que os alunos tinham e deveriam ter em cada série.
INVESTIMENTOS
A formação continuada oferecida aos professores, a adesão a vários programas educacionais, o fornecimento de material didático de qualidade, as reformas, ampliações e construções de unidades escolares, a aquisição de equipamentos de TI para alunos e professores, a valorização salarial dos profissionais da educação e as premiações conferidas aos que se destacam, dentre outras, são medidas adotadas que têm contribuído para a melhoria no sistema municipal de educação.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMP