Por Jacqueline Santos

Juazeiro está passando por uma obra que promete requalificar o centro comercial e isso está causando transtornos para alguns comerciantes do local. A obra, que começou no último sábado (9), já causou alguns danos materiais, segundo reclamam alguns proprietários de lojas na Rua Conselheiro Saraiva.
De acordo com a lojista Cíntia Ferreira as obras trouxeram prejuízo à sua loja devido a falta de acesso dos clientes provocada pela intervenção de ontem (11). “De oito horas da manhã até às duas da tarde a loja ficou impossibilitada dos clientes entrarem, justamente porque a obra deixou minha loja sem acesso. A manhã toda sem poder vender, além da poeira”, afirmou.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juazeiro, o projeto de revitalização do centro da cidade foi apresentado a toda sociedade e aos órgãos que representam os lojistas e comerciários e foi aprovado pela maioria através de votação. Ainda segundo a assessoria, não tem como realizar uma obra sem qualquer tipo de transtorno, mas a obra está acontecendo para a melhoria da cidade.

A proprietária da loja alega que não foi informada que a obra seria realizada e não pôde se preparar. “O que me deixou chateada foi a prefeitura não ter avisado. Hoje na minha loja não entrou nenhum cliente, quer dizer, uma cliente que tentou entrar caiu em um buraco feito pelos homens do SAAE. A loja está sem acesso. Eu então consegui uma rampa para ver se os clientes podem entrar na loja”, explicou Cíntia.
Segundo informações do SAAE um técnico do órgão entregou, no sábado pela manhã, um comunicado informando aos comerciantes das áreas próximas ao local da intervenção que haveria a obra.
“Eu recebi a notificação avisando que a intervenção seria no sábado e no domingo. Na segunda eu não estava esperando esse transtorno. Podem procurar se existe algum papel assinado por mim ou por uma das minhas funcionárias, cientes desta obra na segunda-feira”, afirmou a comerciante.

Para Cíntia, mesmo a obra sendo para o bem da cidade, deveria haver uma preparação dos lojistas antes de qualquer obra. “Eu tenho consciência de que esta obra vai demorar e que é para a melhoria do centro, mas o problema todo foi terem deixado toda a frente da minha loja sem acesso. Não houve nenhuma preocupação de criar um paliativo para que o funcionamento não fosse prejudicado. Nós tivemos que atender alguns clientes no meio da rua”, ressaltou.
A primeira etapa da obra está a cargo do SAAE que está fazendo uma manutenção no saneamento e trocando os hidrômetros. O órgão irá realizar a substituição dos ramais condominiais de esgoto e transferência dos hidrômetros que estão na calçada para o padrão mureta. O prazo para conclusão desses serviços é 10 dias.
Segundo a proprietária de uma das maiores lojas de calçados de Juazeiro, Ilda Caixeta, a obra até agora não atrapalhou a entrada dos clientes na loja, porém deixou a loja sem Internet e causou um problema nas linhas telefônicas.
A primeira etapa da Requalificação do Centro Comercial de Juazeiro está sendo realizada através de uma ação da prefeitura com a parceria da iniciativa privada e apoio da Aciaj, da CDL e dos sindicatos dos Comerciários e Patronal e tem a previsão de ser concluída em até 30 dias, segundo a prefeitura.




