Orçada em pouco mais de 1 milhão e 652 mil reais, com contrapartida de mais de 260 mil do município, a obra de construção da Praça da Juventude está prestes a ser concluída. É fruto de um convênio da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, através do Ministério do Esporte.
Com previsão de ser finalizada no mês de junho, o equipamento está sendo construído em uma área de mais de 7 mil metros quadrados, nos bairros Malhada da Areia e Antonio Conselheiro e conta com quadra poliesportiva coberta, pista para saltos triplo e a distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios e alongamento, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena com palco, centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros, quiosque de alimentação, vestiários/sanitários e arquibancadas.
“Toda a parte estrutural está concluída, o que representa 80% da obra, já estamos executando os serviços de acabamento, como acabamento do piso da pista de skate, a implantação da estrutura de alambrados em aço galvanizado e nos próximos dias entramos com as telas”, explica o engenheiro da empresa responsável pela obra (Construtora Carajás), Carlos Valadares.
Para o comunitário Hilário dos Santos, que faz questão de acompanhar o andamento da obra, a Praça representa uma conquista para as comunidades dos bairros Argemiro, Antonio Conselheiro, Malhada da Areia, Codevasf e Piranga. “Essa é uma grande obra que poderá ser considerada um cartão postal de Juazeiro. Costumo dizer que não será um benefício só para os bairros onde está localizada, mas para a cidade”, ressalta Hilário dos Santos.
O Equipamento – O projeto Praça da Juventude foi criado com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias. È um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e de lazer que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. Na prática, é uma área de, no mínimo, sete mil metros quadrados com um grande ginásio poliesportivo que, em funcionamento pleno, oferecerá um novo gás à população, possibilitando que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania.
Ascom SEDUH