O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, esteve presente nesta segunda-feira, dia 19 de março, na audiência pública da Comissão de Mobilidade da Assembleia Legislativa que debateu o aumento no número de acidentes de motos em Pernambuco. No ano de 2011, foram registradas 1.350 mortes no trânsito do estado e cerca de 470 das vítimas fatais estavam conduzindo ou andando de carona ou em uma moto.
“Essa tem sido uma das minhas preocupações em meu mandato. Petrolina mesmo e localidades do município, sofrem com os acidentes de moto que semanalmente vitimam muita gente na região. Debater meios para diminuirmos esses acidentes é o que propomos na Comissão de Moiblidade”, disse Odacy.
A audiência ocorreu com o objetivo de discutir alternativas para a redução do número de acidentes com esse tipo de veículo. Segundo dados do Detran, cerca de 10 mil motos são registradas mensalmente em Pernambuco. Até fevereiro de 2011, o órgão contabilizou um total de quase 800 mil motos em todo o Estado.
O veículo está envolvido em grande parte dos acidentes de trânsito, mas o número de vítimas vem diminuindo em virtude das ações que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado. A maioria delas se origina do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto, a exemplo da Operação Lei Seca, criada em dezembro de 2011.
A iniciativa surgiu com a proposta de salvar vidas no trânsito, ampliando os canais de informação e educação nas vias, em escolas, bares e outros locais. De acordo com o representante do Comitê de Prevenção, Major André Cavalcanti, o trabalho já vem rendendo bons resultados.
O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana é o deputado Sílvio Costa Filho, do PTB, que ressaltou a importância das campanhas educativas no trânsito. Segundo o parlamentar, os acidentes com moto ainda representam mais de 50% dos atendimentos emergenciais no Hospital da Restauração. A audiência ainda contou ainda com a participação de representantes da CTTU, Secretaria das Cidades e outros deputados que integram a Comissão.