Durante toda a manhã do último dia 11, manifestantes da região do Vale do São Francisco tentaram paralisar a ponte Presidente Dutra para realização de mais uma manifestação, seguindo as ações do Dia Nacional de Lutas. Porém, a Polícia Federal tinha uma liminar da Advocacia Geral da União, que proibia o acesso dos ativistas à ponte. Entretanto, com o apoio dos policiais, cerca de mil manifestantes atravessaram a ponte para protestar e reivindicar por mais investimentos na mobilidade urbana, educação, saúde, e na infraestrutura das duas cidades.
A mobilização nacional não movimentou apenas o grupo ‘O Vale Acordou’. Outros segmentos da população também foram às ruas em busca de demandas locais. Em Juazeiro, além dos sindicatos, movimentos estudantis, ONGs e outras agremiações de classe, produtores rurais da região do Salitre realizaram outra manifestação na estrada Rodeadouro/Lagoa, protestando contra as condições de tráfego na estrada. Dentre as reivindicações, redução nas tarifas dos transportes coletivos, mais ônibus para servir aos usuários e turistas, postos de saúde e da polícia, além de escolas, quadras poliesportivas e equipamentos de lazer.
Além destas, um grupo de mototaxistas se reuniu em frente à prefeitura de Juazeiro para reivindicar contra o uso obrigatório do colete com airbag aprovado em lei pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), o qual obriga a utilização do equipamento tanto para os condutores, quanto para os passageiros.
Com informações Geraldo José e GRFM
Fotos Josélia Maria