Quatrocentos e três mil pés de maconha, que produziria aproximadamente 134 toneladas da droga, foram erradicados pela operação “4 elementos” no Sertão pernambucano. A ação teve início no dia 27 de janeiro e foi concluída dia 05 deste mês, mas o balanço só foi divulgado nesta segunda-feira (10).
A operação foi realizada pela Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de PF em Salgueiro com apoio da Secretaria de Defesa Social, com objetivo de reduzir a produção e a oferta de maconha no estado.
A operação foi realizada nos municípios pernambucanos de Cabrobó, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Inajá, Manari, Betânia, Serra Talhada e Ilhas Costeiras do Rio São Francisco.
Um efetivo de 40 policiais federais e do Corpo de Bombeiros participou da erradicação da droga. Foram realizadas ações terrestres, aéreas e fluviais que contaram com apoio de duas aeronaves.
O chefe da delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, Antônio José Silva Carvalho, relata que essas operações são realizadas trimestralmente e visam erradicar as plantações de maconha principalmente nas ilhas do Rio São Francisco, no Sertão de Pernambuco. “Na última operação que teve duração de 15 dias, foram erradicadas mais de 700 mil pés de maconha”, enfatiza.
G1 Petrolina