Petrolina Relevantes

Operação Divisa Integrada: 39 prisões foram efetuadas em mega-operação policial na divisa de Pernambuco e do Ceará

Após três dias de intensa atividade policial, a ação conjunta entre as Forças de Segurança de Pernambuco e do Ceará foi encerrada no último domingo (9), com resultados expressivos, demonstrando que a união entre os estados faz toda a diferença no combate à criminalidade. O balanço final da Operação Divisa Integrada resultou em um total de 39 prisões, das quais 25 foram cumprimentos de mandados e outras 14 em flagrante pela prática de diversas modalidades criminosas. Houve, ainda, a efetivação de 25 mandados de busca e apreensão.

A parceria entre a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) foi iniciada ainda na madrugada de sexta-feira (7), envolvendo 556 agentes de ambos os estados, que foram lançados a partir da cidade cearense de Juazeiro do Norte e atuaram em 15 municípios para o enfrentamento à violência na região. O foco da mega-operação foi, sobretudo, o combate ao tráfico de drogas e a prisão de foragidos da Justiça. O esforço conjunto envolveu ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária. 

Em relação ao tráfico de drogas, foram apreendidos cerca de 3,5 quilos de drogas. Ainda durante a Operação, os policiais retiraram de circulação 4 armas de fogo e 1 arma branca. Também foram apreendidos diversos objetos, como 16 munições, 10 motocicletas, 1 carro, 1 caminhão, 2 celulares, 1 balança de precisão, 2 cartões de crédito e R$ 2.527,35 em dinheiro. 

A secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, pontuou que as operações integradas com os estados vizinhos a Pernambuco já se tornaram um marco, um símbolo na história do Programa Juntos pela Segurança, com edições já realizadas em parceria com a Paraíba e a Bahia.

“Neste último final de semana, realizamos a primeira deflagração ostensiva da Operação Divisa Integrada com o Ceará e finalizamos os trabalhos com resultados muito promissores, com mais de 60 procedimentos judiciais, entre cumprimentos de mandados de prisão, de busca e apreensão, de flagrante delito e apreensões diversas, a exemplo de substâncias entorpecentes e de veículos. Porém, o mais importante é o símbolo dos estados trabalhando em parceria, com o lançamento de todos os entes da segurança pública em terreno de forma conjunta, causando um grande impacto. Porque a mensagem é: assim como muitas vezes a criminalidade não respeita divisas, os entes de segurança estão unidos na troca de informações, estratégias e com um amplo planejamento para frear essa criminalidade, garantindo a segurança da população pernambucana e cearense”, assegurou a  secretária-executiva da SDS. 

De acordo com o secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da SSPDS, Sérgio Pereira, a Operação Divisa Integrada é, em grande parte, resultado do trabalho de inteligência desenvolvido pelos dois estados, do levantamento de endereços e de representações cautelares. “Para além dos números, aprimoramos a nossa capacidade de operar com secretarias de Segurança de outros estados, e isso confirmou a nossa capacidade de organizar, planejar e executar operações complexas”, observou o secretário-executivo cearense. 

Ainda, segundo ele, para além das 39 prisões e dos 25 mandados de busca e apreensão cumpridos, a Operação ainda permitirá desdobramentos que aperfeiçoarão o trabalho investigativo da polícia. “Não consideramos que a operação esteja totalmente encerrada. Ainda tem alguns alvos que estamos tentando localizar, mas, em um curto espaço de tempo, a população pode ficar segura que serão presos e colocados à disposição da Justiça”, concluiu.

OPERAÇÃO TAPIAS – Durante o primeiro dia de atuação na Divisa Integrada, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), com apoio da Polícia Civil do Ceará, desencadeou a 6ª Operação de Repressão Qualificada do ano de 2025. Denominada Tapias, a operação de repressão ao crime organizado teve como objetivo desarticular um grupo que atuava há pelo menos 5 anos, causando prejuízos e lesando idosos e beneficiários do INSS.

A organização criminosa era especializada em furto de cartões magnéticos de idosos e vulneráveis dentro de agências bancárias, estelionato, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início em julho de 2024, identificando a atuação do grupo nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí.

No total, foram confirmados 12 golpes nos três municípios. Na execução, foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, que efetuaram 6 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão. Outras 5 pessoas estão foragidas, mas já tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Vara Criminal da Comarca de Serrita.

Também foram apreendidos documentos em nome de terceiros, cartões bancários e maquinetas de cartão, além de 1 CPU e 4 celulares. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e fortalecer as provas.

Ascom Polícia Civil

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Pesquisa mostra força de Miguel Coelho na corrida por uma vaga para o senado federal em 2026

post-image

Se as eleições em Pernambuco ocorressem hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), venceria a disputa já no primeiro turno e as duas vagas para o senado federal ficariam com Miguel Coelho (União Brasil) e Humberto Costa (PT). É o que indica levantamento publicado nesta sexta-feira, 14, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Segundo o levantamento, o prefeito do Recife, João Campos lidera isolado na corrida ao governo estadual com 60,9% das intenções de voto, acumulando larga vantagem contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), que tem 22,2% do eleitorado pernambucano.

Bem abaixo dos dois principais concorrentes, aparece o ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), com 6,5%. Votos brancos e nulos representam 5,6% do total, e outros 4,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

A disputa deve…

Read More
Política Relevantes

MPF aponta indícios de irregularidades em prestações de contas de emendas Pix – Bahia lidera em valores suspeitos

post-image

Publicação da jornalista Natália Portinari, desta quinta-feira (13) no UOL, aponta que pelo menos 44 municípios da Bahia, dentre cerca de 400 investigados no Brasil, figuram na lista do Ministério Público Federal, com indicativo de investigação para prestação de contas de valores destinados via emendas pix.

O município de Tucano aparece em destaque na lista, por ter recebido um valor expressivo, de quase R$ 12 milhões, sem explicar, conforme denúncia do MPF, a destinação dos recursos.

Uma coincidência deixa o caso mais nebuloso: o prefeito de Tucano é Ricardo Maia Chaves, filho deputado federal baiano, Ricardo Maia, do MDB.

Outro parlamentar que terá que explicar emendas suas é o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento de 2025, que aparece com emendas destinadas a 5 municípios, sem a comprovação dos serviços, de acordo com…

Read More
Política Relevantes

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

post-image

A Câmara dos Deputados aprovou ontem  (11) o Projeto de Lei 3124/23, que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o atendimento psicossocial.

O projeto também regulamenta o uso do cordão que traz o símbolo do quebra-cabeças para pessoas com transtorno do espectro autista. 

Segundo o projeto, pais atípicos são aqueles que criam filhos com necessidades especiais, sejam físicas, cognitivas, emocionais ou comportamentais, como transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral, entre outras condições. 

“Como esses pais enfrentam desafios únicos, que vão desde a busca por terapias adequadas e inclusão escolar até o equilíbrio emocional diante das demandas diárias, priorizar a atenção a eles é fundamental para garantir suporte adequado, tanto em…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito Andrei cumpre agenda em Brasília e garante investimentos para Juazeiro

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, cumpriu uma intensa agenda de reuniões em Brasília, nesta terça-feira (11), para viabilizar investimentos e melhorias para o município. O gestor municipal, acompanhado do chefe de gabinete, Tiziu da Rocha esteve reunido com os deputados federais Jorge Solla (PT), Zé Neto (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Léo Prates (PDT) e Ricardo Maia (MDB), além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Uma das principais pautas no primeiro dia da viagem foi a garantia de recursos para obras de pavimentação em Juazeiro, fruto da reunião entre o prefeito, o ministro Waldez Góes e o deputado Léo Prates. “Na reunião com o ministro e o deputado, garantimos investimentos para obras de pavimentação, que vão resolver demandas de Juazeiro. O Ministério da Integração e o deputado estão comprometidos com…

Read More
Política Relevantes

Governo Federal fala muito nas redes, mas não atinge quem mais precisa, aponta Índice Brasil Digital

post-image

Com 167 canais oficiais de comunicação nas redes sociais, o governo federal acumulou mais de 43 milhões de seguidores, 1,2 bilhão de visualizações e 9,2 milhões de interações nos primeiros 45 dias do ano. Mas os números estão longe de alcançar as pessoas que usam serviços e dependem de programas e políticas públicas.

A conclusão é do Índice Brasil de Impacto Digital (iBR), desenvolvido para o governo pela agência de estratégia digital DSC LAB.

O índice mede o impacto e a presença digital do governo nas principais redes sociais e plataformas digitais a partir de fatores como engajamento, alcance, relevância e influência. O relatório, ao qual a coluna teve acesso na íntegra, será lançado na quinta-feira, 13.

Para mostrar a necessidade de ampliar o alcance do governo, o relatório traz comparações. O Bolsa Família,…

Read More
Política Relevantes

Mês da mulher: TRE-BA reforça ações para promover o empoderamento feminino e ampliar a participação política

post-image

No mês de março, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres (8/3), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reforça seu compromisso com a promoção da igualdade, garantia de direitos e empoderamento feminino.

Alinhado ao tema escolhido pela ONU Mulheres para 2025 –  “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”, o TRE-BA ressalta suas iniciativas voltadas à ampliação da inclusão e ao fortalecimento da participação feminina no cenário político e institucional.

Ações do TRE-BA pelos direitos das mulheres-Sobre a atuação do Judiciário Eleitoral e do TRE baiano na promoção e garantia dos direitos feminino, a servidora Silvana Caldas destacou algumas iniciativas e seus impactos. “Em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), o Tribunal desenvolve diversas ações de cidadania, como concursos, palestras e audiências públicas. Embora as mulheres sejam a maioria da população e do…

Read More
Política Relevantes

“Violência contra as mulheres é uma pandemia no país”, diz ministra Cida Gonçalves

post-image

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acredita que o Brasil está avançando na igualdade de gênero, apesar dos ainda inúmeros desafios. Para ela, as principais ações nesse sentido foram a implementação da Lei da Igualdade Salarial, promulgada em 2023, e a ampliação de ferramentas para combater a violência contra a mulher e o feminicídio.

Sobre a representatividade feminina na política, Cida Gonçalves enfatizou que a mudança precisa começar da base, com uma reforma política partidária. “Os partidos não dão espaço para as mulheres crescerem partidariamente. Também não dão oportunidade para as mulheres serem carros-chefes de campanha”, argumentou.

Na avaliação dela, houve misoginia da imprensa na maneira como as colegas foram retratadas nas reformas ministeriais, caso da demissão da então ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também comenta sobre como as mudanças na Esplanada a afetam.

Política Relevantes

Lula diz não descartar medida ‘mais drástica’ para conter o preço dos alimentos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que não descarta uma medida mais drástica para conter o preço dos alimentos que, segundo ele, é motivo de preocupação.

O presidente se referia a medidas já anunciadas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nesta quinta (6), como zerar a tarifa de importação de alguns produtos, entre eles, a carne e o café.

“Eu agora estou preocupado com o preço dos alimentos. Estou muito preocupado”, mencionou Lula. “Estamos fazendo muito. Ontem [quinta] foi feito uma reunião no Palácio com muitos ministros, muitos empresários, já tomamos algumas medidas”, completou.

Lula reforçou que quer encontrar uma explicação para o preço do ovo que para o presidente está “saindo do controle”.

“Eu quero encontrar uma explicação para o preço do ovo. Galinha não está cobrando caro….

Read More