Durante o debate sobre Reforma Política, promovido pela PT, dia 12/07, na Câmara de Vereadores, coordenado pela Deputada Isabel Cristina de Oliveira (presidente da legenda em Petrolina), muitas ideias floraram sobre o atual momento político vivido pelo Brasil.
A reforma política não é um assunto novo, na vida dos brasileiros. Há mais de uma década que esta matéria é falada por todos os cantos do Brasil, sem se efetivar. Existem inúmeros textos de reforma política no Congresso Nacional, que não são votados por que não há consenso entre os congressistas.
Quando é aceito por uma parte, desagrada a outra e, assim, os parlamentares vão empurrando a reforma política, que é a “mãe” de todas as reformas necessárias para conduzir o Brasil por um caminho mais justo.
No encontro, houve quem defendesse o plebiscito, o parlamentarismo, o voto distrital, o voto em lista fechada, a democratização da mídia, campanha para maior conscientização do povo. Enfim, diversas opiniões, demonstrando o quanto o povo quer participar do processo.
A deputada Isabel Cristina se diz satisfeita com a iniciativa do PT, que contou com representantes de diversas áreas profissionais e motivou uma ampla discussão, inclusive, além do tema proposto.