Começa nesta segunda feira, dia 23, a Feira de Negócios dos Produtores de Cana – Norcana. A Feira é organizada pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco e acontece na sede da Associação, na Imbiribeira, no Recife. Serão três dias de atividades com previsão de negócios que podem chegar aos R$ 3 milhões, com a comercialização de insumos e ferramentas para o trato e renovação da safra nordestina.
O objetivo dos organizadores é oferecer produtos com preços mais baixos contribuindo, dessa forma, para baixar os custos de produção do segmento. Cerca de 21 mil pequenos, médios e grandes plantadores de cana de todo o Nordeste terão a oportunidade de participar da Feria. “A Norcana contribuirá para promover o desenvolvimento do setor através do estímulo à transferência de tecnologias e o intercâmbio de informações sobre ações e manejo nos canaviais”, pontua Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.
O evento também oferece um ciclo de palestras técnicas e especializadas com as personalidades do segmento agroindustrial. Para Caio Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, que será um dos palestrantes, o setor canavieiro convive num dos mais complexos momentos de sua história em função da transição da economia global. Ele avalia que há dois momentos distintos para o futuro do setor: um de curto prazo, com incertezas e sem margens; e outro de médio e longo prazos, com excelente perspectiva para os produtores de cana-de-açúcar.
Outros temas integram o ciclo de palestras da Norcana. Todas estão voltadas para o desenvolvimento do segmento canavieiro. Dentre eles, a oportunidade de negócios com uma proposta de reflorestamento, como opção nas terras com alta declividade. O tema será exposto pelo doutor Flávio Pereira da Universidade Federal de Viçosa (MG), às 16h, na terça-feira (24). No mesmo dia, às 14h, o superintendente de Gestão da Oferta da Conab, Welligton Texeira apresenta uma palestra sobre a política de preço mínimo. Logo em seguida, às 15h, Rodrigo Grabalos, que é representante da empresa Yara Brasil, mostrará como está o mercado de fertilizantes. Na quarta-feira (25), último dia da Norcana, às 17h, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma nova proposta para o corte de cana em áreas declivosas. O projeto de uma nova colheitadeira capaz de realizar o corte da cana nestas áreas foi desenvolvido pelo Grupo EQM, e será apresentado pelo diretor Agrícola, José Heleno do Rego Barros Junior. No mesmo dia, às 15h, a meteorologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico do Estado, apresenta a previsão climática para os próximos meses na região. Já às 16h, o consultor da DTA, Wagner Pires fala sobre o manejo de pastagem.
da redação do Nordeste Rural