Partindo do princípio que o SINTERP, Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV, e Publicidade do Estado da Bahia, é ciente que a categoria é parte responsável pela divulgação de campanhas e informações diversas, a Diretoria do sindicato revolveu trazer à tona o assunto mais comentado do mês, a campanha Outubro Rosa e convidar a categoria a realizar o autoexame.
Chamando a atenção especialmente das mulheres para o autoexame. “Precisamos trazer para nossa vida as informações que passamos para os nossos leitores e ouvintes. Afinal o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros”, comentou Secretária executiva de Saúde, mulher e discriminação do SINTERP, Leane Aline.
Já Márcia Aguiar, diretora Regional de Vitória da Conquista lembra que o autoexame também deve ser realizado por homens, “por mais que a campanha tenha um foco feminino o homem também pode ser vítima de câncer de mama, então precisam ter atitude de prevenção, tanto como as mulheres”, expôs.
A Diretora de base, Tina Maria Figueiredo, ressalta que em praticamente todos os municípios tem um espaço onde se oferece, na maioria das vezes de maneira gratuita, o exame de mamografia. “As pessoas precisam se conscientizar da importância do diagnóstico precoce e esquecer todo e qualquer tipo de preconceito com relação ao exame, afinal quanto mais cedo o resultado, mais chances de vida longa”, assegurou.
Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar a sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990 em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.




