O município de Senhor do Bonfim está entre as 13 cidades baianas contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com investimentos para obras saneamento. Com um montante de R$ 65,6 milhões, será implantado o primeiro sistema de esgotamento sanitário do município, beneficiando mais de 54 mil habitantes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24), pelo Governo Federal, em Brasília.
O sistema vai abastecer a sede do município e a obra deve ser concluída após 30 meses da data de início.
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que monitora as obras de saneamento na Bahia, acompanhou o anúncio, representando o governador Jaques Wagner, e destacou a importância da ação. “Celebramos o início de uma nova fase em Senhor do Bonfim. O município agora contará com um sistema adequado e os esgotos da cidade não mais serão lançados na rede de drenagem pluvial, causando uma série de problemas socioambientais. Os benefícios da coleta, transporte, tratamento e disposição adequada dos dejetos e águas residuárias, têm repercussão direta sobre as condições de saúde, bem estar e qualidade de vida da população. Vamos seguir trabalhando para que este benefício chegue a todos os municípios da Bahia”, disse.
Ao todo, a Bahia receberá cerca de R$ 890 milhões para obras de saneamento básico. Também foram anunciados investimentos da área de pavimentação, com obras de recapeamento e implantação de ciclovias, além de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres. 63 municípios baianos foram contemplados nesta categoria.