Encerrou nesta terça-feira (4) a revisão dos pacientes que realizaram a cirurgia de catarata durante o Mutirão que ocorreu de 7 a 15 de janeiro, em Juazeiro, uma ação do Programa Mais Saúde (município) e Saúde em Movimento (Estado).
Quase duas mil intervenções foram realizadas, atendendo a pacientes de Juazeiro e de toda a região. O aposentado, Ezequiel Alves da Silva, de 77 anos, morador do município de Curaçá conviveu por mais de 20 anos com a doença. “Antes não enxergava nada e muitas vezes cheguei a correr risco dirigindo na estrada. Agora será outra vida. Está bom demais”, disse o aposentado após passar pela revisão.
O médico-cirurgião e oftalmologista, Wesley Moreira, comentou sobre a importância do serviço para a população do interior. “O mutirão é excelente, principalmente porque estamos utilizando uma tecnologia bastante avançada, que representa menos risco para o paciente. Na grande parte das cidades do interior do país não há Centros especializados, então o usuário do SUS teria que esperar por muito tempo na fila, contudo com o mutirão podemos chegar a mais pessoas”, colocou o médico, informando que os pacientes que necessitarem realizar outro procedimento de catarata, serão encaminhados para o banco de dados da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).
José Guimarães Bonfim, morador do distrito de Abobóra também foi contemplado pelo mutirão. Ele que já havia passado pelo mesmo procedimento há alguns anos para retirar a catarata do olho esquerdo saiu satisfeito. “À vista do que era está bem melhor”, disse.
O aposentado Braz José dos Santos, 72 anos, assim como outros pacientes que apresentaram catarata nos dois olhos, terão que passar por outra cirurgia para corrigir definitivamente o problema. “Está bom agora. Estou feliz”, expressou Braz José.