O prefeito Eduardo Paes lançou um desafio, em tom bem humorado, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, na segunda-feira, o dirigente disse que por conta de uma possível correria para finalizar as obras ele encontre alguns operários no Maracanã, no dia 5 de agosto do próximo ano, na cerimônia de abertura dos Jogos. Paes garantiu que Bach encontrará as arenas completamente finalizadas.
– Eu quero fazer um desafio ao presidente Bach. Na entrevista ao Jornal Nacional ele disse que ia encontrar alguns peões saindo do estádio quando ele estiver entrando. Eu vou fazer com que ele não encontre nenhum. Vamos entregar tudo absolutamente no prazo, que é uma marca desta Olimpíada. Para mostrar que o Brasil consegue fazer as coisas no prazo, no custo e de maneira adequada – disse Paes nesta terça-feira, segundo dia de visitas da Comissão de Coordenação do COI ao Rio de Janeiro.
Sobre o andamento das obras, o prefeito defende o que chama de grande marca das Olimpíadas, o legado. Afirmou que o velódromo do Parque Olímpico recuperou o atraso de três semanas, e que a discussão passa a ser a operação dos Jogos, como hospedagem de dirigentes e patrocinadores, a possibilidade de feriados na cidade e os live sites, espécie de Fan Fest da Copa do Mundo. Três locais de concentração de torcedores, com telões e palco para shows foram anunciados: o Porto Maravilha, o Parque Madureira e possivelmente o Miécimo da Silva, em Campo Grande.
– Vamos ter na região portuária o que chamaremos de Boulevard Olímpico. Onde era a perimetral vai ser o Fan Fest da Olimpíada. Vai da Praça XV até o Armazém 7. Vamos fazer uma super comemoração para a população da cidade, do país e os turistas que não tiverem ingressos poderem desfrutar das Olimpíadas. A Riotur está fazendo um processo de apresentação das propostas de algumas ideias. Aqui no Centro haverá várias provas de rua que as pessoas vão poder ver de graça, mas o live site a gente vai querer fazer um grande estádio, com palcos, vários shows.
No mês de março, Paes pretende negociar com grandes empresas e com o setor judiciário para que funcionários tirem férias em agosto. Ele falou novamente em programar feriados no período entre 5 e 21 de agosto de 2016.
– Não quero que as pessoas saiam da cidade. Quero que elas fiquem. Mas é óbvio que a mobilidade estará muito afetada. E assim como na Copa vamos mandar uma proposta para a Câmara dos Vereadores para decretar dois ou três feriados. Como a Rio + 20, a vinda do Papa. Pode ser que tenhamos uma prova que impacte muito na rotina da cidade e teremos que decretar um feriado.
Fonte: Globo Esporte