Por Emaísa Lima/Fotos: Fábio Cardoso
A noite do dia 20 de agosto, a Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, Casa Plínio Amorim, concedeu, o Título de Cidadão Petrolinense, ao médico e jornalista, Paganini Nobre Mota. Na mesma noite a Família Nobre Mota também celebrou o duplo aniversário: os 70 anos, do mais novo petrolinense, e do pequeno, Paganini Neto.
A solenidade foi marcada por muita alegria e emoção. Dela participaram, várias e distintas, autoridades políticas, a exemplo, do ex-deputado federal, Osvaldo Coelho, do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual, Geraldo Coelho, representantes políticos das cidades baianas de Sobradinho, representada pelo secretário de Saúde, Antônio Carlos, além dos ilustres amigos de Casa Nova, o vereador Leonardo Silva e o juiz Eduardo Padilha, amigos, empresários. O major Welinton Passos e o empresário Eurico de Sá Cavalcanti também prestigiaram o evento.
A mídia local esteve presente representada pelos comunicadores, Gean (Gazzeta do são Francisco); Ricardo Banana, (Blog do Banana), Cláudio Farias (Emissora Rural), Edenevaldo Alves e os colaboradores do Petrolina FM e do Blog, Kaleb Alencar e Ricardo Souza, Waldiney Passos, (Radio Jornal) e dos e funcionários, no setor administrativo do Diário da Região foi representado pela funcionaria mais antiga Luzimeire Pires (Meire), além de Larissa Patrocínio e, Claudinei Gomes, também estiveram presentes a redatora chefe do jornal Lidiane Souza e a repórter Emaísa Lima e os colaboradores deste noticioso Janko Moura (Bastidores) e Nélia Lino (Grande Rio FM).
Explicando o porquê da proposição de Título de Cidadão Petrolinense, ao médico e jornalista, a Paganini Nobre Mota, o vereador Pérsio Antunes (PMDB/PE), faz a seguinte declaração. “Conheço Paganini pela sua história, trajetória política em Juazeiro [sic] Além de quatro mandados de vereador, teve uma grande importância no contexto político da cidade de Juazeiro. E, além disto, ele [Paganini] é médico, meu colega, e isto nos aproximou ainda mais. [sic]”.
Sobre o trabalho desenvolvido pelo Jornal Diário da Região, o vereador Pérsio faz a seguinte declaração. “[sic] presta serviço a Petrolina, a Juazeiro e a toda região do Vale do São Francisco quando não se tinha internet, nem televisão nas outras cidades, o jornal era levado para lá, com o objetivo de levar informação, ou seja, levar o conhecimento sobre a política, economia, esporte, enfim, por tudo isto achamos que nos leva a um momento de reflexão para que ele tenha esta oportunidade de ser homenageado como filho de Petrolina e os seus relevantes serviços prestados a região. ” , salientou.
Homenagens
Saudando seu amigo de muitos anos, ex-deputado federal, Osvaldo Coelho, parabeniza Paganini pelo seu trabalho com a informação. “[sic] Paganini com o Diário da Região se afirma, por dezenas e dezenas de anos, isto quer dizer que é um homem histórico. E se não fosse o Diário nós estaríamos órfãos de imprensa, ele chegou em uma hora boa e presta serviços enormes, não só da informação, mas das colunas abertas, para o debate de ideias e eu acho isto muito louvável.”
Osvaldo Coelho ainda o parabenizou pela honraria do título. “Eu estou aqui cheio de inveja! Nasci em Juazeiro e ninguém nunca me deu um título de cidadão de Petrolina e estou aqui reclamando isto. É brincadeira! Eu nunca quis pelo fato de eu me considerar um nativo daqui, mas de duas naturalidades, não nego que sou juazeirense e não nego que sou petrolinense”, brincou.
Já o ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual, Geraldo Coelho, também o felicitou pelo recebimento do título. “É a coisa mais correta que fizeram. Paganini é colaborador de primeiríssima categoria pelo desenvolvimento da nossa região. Não é somente de Juazeiro não, ele [Paganini] juntou Juazeiro, Petrolina e a região inteira. ”
Representando a Câmara Municipal de Vereadores Juazeiro, Casa Aprígio Duarte, o vereador Pedro Alcântara Filho, disse as seguintes palavras. “Quando eu nasci o senhor [Paganini] já frequentava a minha casa, o senhor foi sócio do meu pai e do meu padrinho [sic] Queria dizer que o senhor, meu tio, esteve presente nos momentos mais importantes de nossa família e que eu venho aqui hoje, não vim representar ninguém, não foi para homenageá-lo, mas para agradecer ao senhor pela força que nos tem dado. [sic] Como jornalista, abristes um jornal por uma paixão a Juazeiro e admira-me hoje a coragem, no tempo das redes sociais, da internet, manteres este jornal vivo e prestando ainda tanto serviço e sei que vai prestar por muito e muito tempo, para estas duas cidades e para esta região.”
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Juazeiro, Arthur Carlos Filho, a importância deste momento é enorme. “[sic] Parabéns Dr Paganini por receber este título, nobilíssimo que muito engrandece Juazeiro, que muito engrandecem os amigos. [sic] Quero parabenizar Petrolina nas pessoas e principalmente, em nome desta casa, pelo sentimento de gratidão, de reconhecimento de todos aqueles que vem para Petrolina prestar os seus serviços. Parabéns Petrolina, parabéns Câmara de Vereadores de Petrolina.”
Subindo na tribuna para falar sobre seu pai e parabenizá-lo aos presentes, o administrador de empresas e bacharel em direito, Paganini Nobre Mota Júnior, faz a seguinte explanação. “[sic] É uma satisfação muito grande a oportunidade de hoje. Ouvi diversas pessoas falando, diversas autoridades, pessoas que contribuíram para que este momento acontecesse. Hoje o senhor meu pai faz parte de Petrolina e a nossa família se sente honrada com este título e estamos aqui, neste dia, para te dizer: este título merecido que Petrolina lhe concede é uma honraria que a nossa família gostaria de aproveitar para te deseja em nome da família os parabéns pelos seus setenta anos.”
Pegando carona nas mensagens de felicitações e carinho ao mais novo cidadão petrolinense, que a historiadora Maria Isabel Figueiredo (Bebela), deixou seu recado também. “Eu estou feliz! [sic] Paganini é um herói, podes crer, por manter um jornal diário, no interior, não é fácil, eu sei, acompanhei tudo, de perto, desde o começo do jornal ainda era publicado em Feira de Santana e vinha para Juazeiro, foi uma luta, então só posso dizer isto de um jornalista juazeirense, não apenas de Juazeiro, mas de toda região. ”
Com a palavra o homenageado
Visivelmente emocionado o homenageado da noite, o médico e jornalista, Paganini Nobre Mota, agradece a todos que possibilitaram este momento. “Foi uma longa caminhada até este momento. Na verdade, uma caminhada de 70 anos, repleta de sonhos e alegrias. Vez por outra; algumas lágrimas. Perdi e ganhei, deixei ao longo do caminho pedaços de mim mesmo, dos quais sentirei falta até o último dia. Mas, aqui estou. Posso comemorar. Estou rodeado de minhas amigas e amigos. Não perdi nenhum ao longo da vida; ao contrário, mesmo com diferenças, reforçamos sempre nossos laços. Estou com minha esposa. Companheira, amiga, confidente e cúmplice, diferente e completa, ela foi meu socorro, meu abrigo e meu porto seguro a cada tempestade; estou com meu filho, minhas filhas e meus netos. Mesmo a filha que me foi tirada, tenho absoluta certeza, está aqui. Estou aqui com meu irmão, minhas irmãs e meus sobrinhos”
Paganini ainda faz agradecimentos a Câmara Municipal de Vereadores de “Petrolina, Casa Plínio Amorim, Petrolina, minha terra mãe adotiva, tão bem representada por esta Câmara de Vereadores, meu compromisso com a liberdade e a verdade, se reforça quando vejo tantos cidadãos e cidadãs compromissados com seu desenvolvimento. A ferramenta de meu trabalho, O Diário da Região, impresso e online, está a serviço de cada um, de todos, da cidade e do São Francisco, por isso, repito, aqui me sinto em casa. Agradecer ao Excelentíssimo Vereador Pérsio Antunes. Nascido em Campo Alegre de Lourdes, médico como eu e apaixonado por política. Adotou Petrolina e a ela tem dedicado seus conhecimentos e sua capacidade de conciliação no exercício dos mandatos que o povo lhe outorgou. Ao vereador Pérsio, meu mais profundo agradecimento. Muito obrigado Petrolina! Muito obrigado Câmara! Encerro agradecendo a Deus, o mestre dos metres, o médico dos médicos, a autoridade das autoridades. A ele (Deus) toda a Honra e toda a Gloria”, encerrou.
Após o fim da solenidade todos foram convidados para um coquetel assinado pela senhora Conceição Piton, do Colonial Vitoria, oferecido a todos na sala cultural daCâmara Municipal de Vereadores de “Petrolina, Casa Plínio Amorim.
Outros agradecimentos
Paganini Nobre Mota, por meio do seu Jornal Diário da Região, agradece a todos os que estiveram presentes tanto na solenidade quanto no coquetel. Da mesma forma diz grato aos amigos e demais convidados que não puderam ir mais deixaram uma mensagem, seja escrita ou não, a exemplo de: Gilberto e Maria Angélica; Juarez Canejo e Família e o ex-vereador José Carlos Vianna Tanuri, o deputado Gonzaga Patriota, Dr. Augusto Coelho, o presidente do PSC da Bahia, Eliel Santana, presidente do PSC Salvador, secretário Heber Santana, o colunista esportivo do Diário da Região Hebert Mouse, a diretora do Dom Bosco Teresinha Teixeira, os médicos Ailton Muniz, Pedro Alcântara e o engenheiro Alexandre José Sá Araújo.
Como também a equipe de filmagem e fotografia, Fábio Cardoso e a atração musical, Valtinho, Voz & Violão.