Depois de passar pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, o projeto ‘Vem Ver Que Trem’ chega em Petrolina. Idealizada pelo francês Henri Josserand, a exposição de maquetes e trens elétricos representa paisagens reais de diversos países europeus.
Prédios históricos, o cotidiano em praças e lares e até um incêndio são representados na cidade fictícia. O grande destaque, contudo, é para as linhas de trem de carga e passageiros que cortam toda a maquete.
Segundo Henri Josserand, o maior objetivo do projeto é “demonstrar a arquitetura europeia para os visitantes”, Petrolina, contudo, cidade natal de sua esposa, entrou no roteiro por conta da atual situação de sua estação ferroviária. “As linhas de trem fazem transporte de carga e pessoas na Europa, não entendo porque esse sistema não funciona no Brasil”, declarou Henri.
Instalada em uma sala do Museu do Sertão, a exposição segue até o dia 12 de fevereiro, onde pode ser vista todos os dias da semana, das 9h às 17h30. Para manutenção das peças, é cobrada uma taxa de R$ 5,00, e crianças até 5 anos têm entrada gratuita.