Um espetáculo várias vezes premiado, que contabiliza mais de 100 apresentações em cerca de 30 cidades nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, será mostrado neste sábado (19), às 17h, na Praça Dom Malan, em Petrolina – PE. O projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional traz pela primeira vez ao Vale do São Francisco o espetáculo de rua, A Pereira da Tia Miséria com a Companhia Núcleo Ás de Paus, do município paranaense de Londrina.
Concebido em um ato com duração de 50 minutos, o espetáculo transforma em personagens, figuras bastante conhecidas do sofrimento humano, a exemplo da fome, miséria e a morte. “A fome personificou-se em uma criança nascida da miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos”, conforme descreve o autor do texto, Luan Valero.
Articuladores da Rede Brasileira do Teatro de Rua, os integrantes da Companhia prometem surpreender o público regional com um enredo, onde a Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a morte e acaba ficando presa em sua árvore, depois de um acordo feito diante do olhar de todos. Tendo participado de vários festivais, circuitos e mostras por todo o país, o espetáculo ganhou os prêmios, Troféu Gralha Azul 2011 (nas categorias: melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino) e Trem das Onze, além das premiações: melhor espetáculo de rua; melhor direção; melhor ator e melhor figurino no VI Festival Nacional de Teatro de Limeira – SP.
Agenda Cultural
Ainda neste mês de outubro, o Sesc Petrolina apresenta uma vasta e diversificada programação. Na agenda, destacam-se as atrações do dia 19 e 20, com a temporada de Teatro para Criança apresentando Pluft, o Fantasminha no Teatro Dona Amélia às 17h. Na área externa do teatro, às 20h, as atenções se voltam para o Ensaio Curral Grande, uma montagem do Núcleo de Teatro do Sesc. Nos dias 26 e 27, às 16h, mais uma temporada para crianças com a Trup Errante e Coletivo Passarinho apresentando o espetáculo Sarapopéia e às 20h, de volta o Ensaio Curral Grande.
Carlos Laerte.