Na manhã dessa sexta-feira, 17, a equipe de estudantes da Universidade de Pernambuco campus Petrolina (UPE) coordenada pela professora doutora Lidiane Britto, também coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Oncologia do Centro de Oncologia da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) esteve presente na AME Roza Maria Ribeiro no bairro Gercino Coelho para última palestra de orientações sobre câncer de mama – prevenção, sintomas e tratamento.
A agenda de palestras gratuitas, voltada para a comunidade local nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) dos bairros Vila Eduardo, Henrique Leite e Gercino Coelho, é fruto da parceria com estudantes da Universidade de Pernambuco-Campus Petrolina e Universidade Federal do Vale do São Francisco. Outro parceiro desta ação é a Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizaram para a população consultas médicas com mastologistas, atividades educativas, agendamento para realização de mamografias. A equipe do Núcleo de Pesquisa em Oncologia realizou além da palestra, a aplicação de questionários para a identificação dos fatores de risco para desenvolver câncer de mama e também exames clínicos das mamas e instrução para a realização do auto-exame.
Para Maristele Feitoza, auxiliar administrativo e que esteve presente no mutirão como paciente, a realização de eventos como esse é muito importante para a população visto que esclarece muitas dúvidas com relação ao câncer, sintomas e tratamentos. “Eu tinha muitas dúvidas em relação ao câncer de mama e essa palestra de hoje me esclareceu bastante coisa, porque a gente sempre acha que só acontece com os outros. Todas essas informações eu vou passar para minha família, minhas amigas, meus vizinhos e colegas de trabalho”, afirmou Maristele.
De acordo com professora Lidiane, cerca de 60 mulheres foram examinadas, tiveram a explicação sobre o autoexame e foram encaminhadas para fazer mamografia. “Nós vimos o quanto é fundamental participar desses momentos de mutirão já que muitas pessoas compareceram, principalmente mulheres e que já demonstravam sérios indícios de câncer de mama. Nosso objetivo é sempre esclarecer o quanto possível sobre essa doença para que cada vez mais o diagnóstico seja precoce”, ressaltou Lidiane.
Fonte: ASCOM APAMI