Com o objetivo de discutir a diversidade social, os desafios para respeitar e incluir as minorias e sua participação nas organizações foi realizada, na tarde da última terça-feira (21), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a palestra “Diversidade Social: legislação, desafios e perspectiva”. A discussão da temática foi apresentada pela professora do Colegiado de Administração Alvany Santiago, na Sala do Conselho Universitário (Conuni), na Reitoria, Campus Sede, em Petrolina (PE).
O evento foi promovido pela Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). A palestra, que faz parte das Ações do Plano de Capacitação 2015 dos servidores da Univasf, teve a participação de aproximadamente 35 pessoas, entre servidores e estudantes.
A palestra foi realizada no formato interativo e contou com a participação de convidados, como a estudante de Ciências Sociais da Univasf Mycaella Bezerra e o professor da rede municipal de ensino Hélio de Araújo, que representaram a diversidade social. Araújo, cadeirante, e Mycaella, transexual, contaram suas experiências de vida e os desafios de ser “diferente” na sociedade atual.
A palestrante Alvany Santiago também falou sobre sua experiência como mulher que enfrentou preconceitos. Foi discutida ainda a legislação brasileira que trata das minorias, deficientes, lésbicas, gay, transexuais, negros e mulheres e o que isso poderá influir na vivência do ambiente de trabalho.
Sentindo na Pele – Quem esteve presente ao evento teve a oportunidade de passar por uma experiência diferente, que antecedeu a palestra em si. A Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf, realizou o projeto Sentindo na Pele, cuja proposta é possibilitar às pessoas que não têm deficiências físicas vivenciar momentos como cadeirantes ou como pessoas com deficiência visual, entre outras. O objetivo da ação é sensibilizar a comunidade em relação à inclusão das pessoas com deficiência.
Fonte: ASCOM UNIVASF