Empresários do setor varejista da região Norte da Bahia, inscritos nos programas Alimentação Fora do Lar (AFL), Comércio Digital, Renova Varejo e Indústria 360º participaram na segunda-feira (4) da palestra com o tema “Habilidades do Futuro Aplicadas aos Negócios”, no encerramento das atividades dos projetos coletivos do Sebrae em Juazeiro.
Ministrada pelo escritor Caio Camargo, especialista em inovação, apresentador do VarejoCast, considerado o maior podcast de varejo do Brasil, o encontro aconteceu no Teatro Luiz Galvão do Colégio Estadual Rui Barbosa e teve o apoio do Governo do Estado da Bahia, Fecomércio-BA (CNC, Sesc, Senac e Sindicatos), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) e CIEB.
Para o palestrante, os conceitos apresentados são frutos da expertise e estudos de técnicas que funcionam de acordo com as mudanças impostas pelo mercado, atraindo clientes e produzindo riqueza para a economia dos municípios. Ele indica que para uma empresa alcançar habilidades de futuro aplicadas ao negócio ela deve estar fincada em quatro pilares: Desapego, Resiliência, Cultura de Inovação e Evolução.
“Discorrer sobre habilidades futuras aplicadas aos negócios nada mais é do que estar antenado com que acontece ao seu redor. E ficou claro o interesse dos participantes em inovar, reaprender, buscar novas formas de fazer mais e melhor para atender a clientela, que é o alvo de todo processo”, acrescentou Camargo.
Dono do restaurante Nossa Casa, especializado em frutos do mar, Val Carvalho teve participação ativa no encontro, interagindo em busca de respostas para suas dúvidas e questionamentos. “A palestra foi enriquecedora, a comunicação com a plateia foi direta e objetiva e ficou claro para todos nós que o empresário precisa estar atento à inovação para surpreender o cliente e sobreviver às forças dos concorrentes. Abrimos novos horizontes quando participamos de uma palestra desse nível”, acredita Carvalho.
Participante ativo das ações do Sebrae em Juazeiro, o empresário Ricardo Reis, dono do tradicional restaurante Rei do Caldo, reconhece a importância do tema abordado. Com sua experiência, justifica a presença nas iniciativas do Sebrae: “Sempre é bom participar das palestras, porque nos desperta para o que está acontecendo nesse momento no mundo. E com isso estamos nos qualificando para colher os frutos com mais facilidade, passando menos dificuldades. A inovação é importante em todos os segmentos, porque quem está na ponta vai sofrer menos”, afirmou Reis.
César Gazzinelli, gestor de Projetos do Sebrae, comemorou o sucesso das atividades em 2023. “Cumprimos com bastante êxito os objetivos dos nossos Projetos Coletivos, provocando transformações, melhorando a gestão das empresas e promovendo trocas de experiências. Dessa forma, encerramos o ano já tendo em mente o que deve ser mantido ou modificado para 2024, sabendo das demandas do empresariado local e onde devemos atuar, oferecendo capacitações e oportunidades de inovação” finalizou.
Ascom Sebrae