A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com a EBDA, STRJ e associações voltadas para o setor da pecuária de Juazeiro, irão realizar na próxima sexta-feira (26), às 8h30, no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro, palestra sobre ‘Segurança Alimentar dos Rebanhos’, que consiste em divulgar a importância da palma forrageira para alimentação dos caprinos e ovinos. Na ocasião serão distribuídas mudas de palma doce para os produtores portadores de DAP e cadastrados pela EBDA.
A ação que é uma iniciativa do governo do Estado irá beneficiar 100 produtores dos oito distritos de Juazeiro. Cada produtor irá receber 1000 (mil) mudas de palma, sendo que o mesmo terá que comprometer-se em plantar, cuidar e proteger a área plantada. Num prazo de 12 meses o produtor beneficiado deverá repassar mil mudas a outro agricultor familiar, ampliando cada vez mais o programa.
“Devido à escassez da palma forrageira para alimentação animal em nossa região, as instituições se reuniram e decidiram oportunizar para os agricultores familiares o acesso às mudas através desse programa. Hoje os produtores não só plantam as mudas (sistema convencional), mas também podem cultivar através de novas tecnologias (sistema adensado), aumentando de forma significativa à produção por área”, informou o supervisor da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco).
O evento tem como objetivo resgatar a cultura do cultivo da palma com variedades resistentes a cochonilha do carmim – praga que ataca severamente a palma forrageira e se reproduz rapidamente enfraquecendo a planta. “Vale destacar que o plantio da palma forrageira no sistema adensado requer um manejo que vai desde a adubação de fundação do solo até o sistema simplificado de irrigação”, concluiu Chaveco.