A programação de hoje (13) que está sendo realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como parte da 5ª Semana do Bebê começou com a palestra “Discursos de mulheres sobre amamentação adotiva entrelaçados ao apoio profissional”. A palestra foi realizada pela psicóloga formada pela Univasf Bruna Ruana e contou com a presença do coordenador da Semana do Bebê na Universidade, Paulo José Pereira, e da representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Petrolina, Célia Regina Gonçalves Duarte.
Na palestra de Bruna, foi discutida a amamentação adotiva como um tema ainda pouco conhecido. De acordo com ela, muitos filhos adotados não passam pela experiência da amamentação. “Temos a possibilidade da mãe, mesmo sem passar pela experiência da gravidez, ter a produção do leite para amamentar. E esse processo de amamentação favorece o vínculo com seu filho”, disse.
Em seguida, foi ministrada a palestra “Desmame Natural”, pela enfermeira também graduada pela Univasf Nayara Mendes, que apresentou os benefícios e a importância desse processo. “O desmame forçado gera insegurança e estresse para a mãe e o bebê. Então, nós queremos discutir esse assunto para que o desmame seja realizado de forma mais tranquila e cuidadosa”, explicou.
Durante a tarde, a programação da 5ª Semana do Bebê no Campus Petrolina Sede, ainda contará com a “1ª Mostra das Semanas do Bebê do Vale do São Francisco” e a palestra sobre “Mitos e verdades sobre amamentação”, a ser ministrada pela professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf Lucineide Santos Silva.
Para a enfermeira Priscila Dantas, que participou das palestras na manhã de hoje, é cada vez mais importante discutir a amamentação. “Esse momento é essencial para esclarecer dúvidas, mitos e estimular o aleitamento materno”, afirmou. As atividades da 5ª Semana do Bebê na Univasf seguirão até amanhã (14), no Campus Juazeiro (BA), das 8h às 16h. A programação completa está disponível no link abaixo.
Fonte: Agência Brasil