Receita do Dia: Na busca pelo corpo perfeito
Por Emaísa Lima

É com o objetivo de ter o corpo perfeito, com tudo em cima e ‘durinho’, principalmente, depois das férias do mês de janeiro e com a chegada das festas de carnaval, que algumas pessoas, procuram as academias, neste período, mas além do corpo perfeito pessoas buscam os exercícios para garantir vida saudável. Para tanto os nutricionistas dão dicas de como se alimentar e treinar de maneira correta.
Para poder ajudar os nossos leitores e colaboradores, o Diário da Região, bateu um papo, sobre emagrecimento, treino físico e dicas de como se alimentar bem, com a Nutricionista e pós graduanda Nutrição Esportiva, Jeysiliane Ferreira do Nascimento.
Não perca mais tempo, pegue seu caderno e anote as dicas, confira:
Jornal Diário da Região [JDR]: Nos dias de hoje, a dita Pirâmide Alimentar, poderá ou pode ser redesenhada para se adaptar e melhorar a dieta dos brasileiros?
Jeysiliane Ferreira [JF]: Sim, na verdade a pirâmide alimentar já vem sendo redesenhada para se adaptar ao biótipo brasileiro, já que a mais utilizada foi baseada nos norte-americanos.
[JDR]: Devemos ingerir os nutrientes adequados, distribuídos entre cinco e seis refeições ao dia e é por isto que se deve fracionar a nossa alimentação?
[JF]: O fracionamento além de nos proporcionar um maior aporte de nutrientes está relacionado principalmente uma diminuição do percentual de gordura corporal.
[JDR]: Como se reverte o processo de sobrepeso e obesidade?
[JF]: O sobrepeso e a obesidade são revertidos pela mesma via que os levou a estes estágios. Porém, com outro foco, ou seja, o sedentarismo e inadequação alimentar são os mediadores destas patologias dessa forma somente uma alimentação balanceada e adequada para cada indivíduo e a prática de atividade física deverão reverter este quadro.
[JDR]: Quais os perigos envolvidos em praticar atividades físicas sem uma alimentação correta?
[JF]: Os que encontramos são estes: a) Diminuição do rendimento no exercício físico; b) Carências de nutrientes; c) Obtenção de níveis inadequados de massa muscular e % de gordura e d) Desidratação.
[JDR]: Mais especificamente falando, como deve ser a alimentação antes de exercícios de explosão muscular, como a corrida ou o ciclismo?
[JF]: Os estudos mostram que é oportuno apostar na diversidade do índice glicêmico dos alimentos de acordo com a necessidade do atleta. Dessa forma, se recomenda os carboidratos com índice glicêmico baixo nas horas de esforço maior, e durante e logo após um esforço físico, os açucares c/ índice glicêmico alto.
[JDR]: O consumo de água é livre? Ou é necessário ter cuidado durante exercícios? Quais?
[JF]: Não, é necessário ter cuidado na quantidade de água ingerida durante o exercício. Valores acima de 800 ml/h apresentam maiores chances de causar problemas gastrointestinais.
[JDR]: É recomendado que se tenha intervalos entre as atividades e refeições mais completas (almoço e jantar)? De quanto tempo?
[JF]: Sim, ás grandes refeições nos dão suporte energético para prática de uma atividade física até 3 horas após terem sido realizadas, porém é importante esperar o período de 1 hora pós refeição para dar a realizar o exercício físico, evitando assim desconforto gástrico e/ou diminuição do rendimento no treino.
[JDR]: O que devo comer antes de praticar exercícios físicos?
[JF]: Antes de qualquer atividade física, você deve estar bem alimentado e hidratado, lembrando que se deve respeitar o intervalo de no mínimo 1 hora pós refeições sólidas. Partindo do ponto de que durante o exercício os carboidratos representam nossa principal fonte de combustível, o ideal é garantir um nível glicêmico adequado, sendo assim não deve faltar nas refeições pré-treinos fontes de CHO (carboidratos) preferencialmente do tipo complexos.
[JDR]: Alguns suplementos alimentares “pré-treino” são compostos por nutrientes que prometem maior vasodilatação, aumento da queima de gordura e estímulo a fazer exercícios. É verdade? Esses compostos podem fazer mal ao organismo de alguma forma?
[JF]: Existe uma variedade de suplementos que prometem efeitos milagrosos, porém é preciso ter atenção na utilização destes, os quais na maioria das vezes não apresentam nenhum respaldo científico. Os termogênicos, por exemplo, suplementos mais utilizados em regimes de perda de peso, se suplementados sem acompanhamento especializado, podem apresentar efeitos secundários como cardíacos, vasculares, ansiolíticos, tremores, prejudicar o sono, entre outros. Lembrando que, todos os suplementos, sejam quais forem os milagres que prometem, só serão mais eficazes se você conciliá-los á pratica de atividade física e alimentação balanceada.
[JDR]: Para finalizar este bate papo sobre como as pessoas, em especial, tanto os nossos leitores quanto colaboradores, possam emagrecer com saúde, gostaríamos de saber se existe uma receita mágica, seja ela, nutricional ou não, a qual faça emagrecer?
[JF]: Não existe receita mágica para qualquer objetivo que se deseja, o que se deve buscar é uma reeducação alimentar associada a prática de atividade física.


