Por Emaísa Lima
Sabe aquela dor fina, aguda, que por conta de determinados sintomas, como por exemplo, o sedentarismo, a má postura e o estresse atingem a parte mais frágil do nosso corpo? Pois é, estes são alguns dos maiores causadores de dor na coluna. E é sobre este tema que o Diário da Região foi bater um papo com o médico neurocirurgião do grupo do Dr. Pil Sun Choi, especialista em técnicas minimamente invasivas na coluna vertebral com treinamento nos EUA, Alemanha, França e Coréia do Sul e diretor do Instituto Brasileiro Integrado em Neurociências – Ibrain, Marcelo Perocco.
Não perca tempo e confira!
[Jornal Diário da Região: JDR] Para começo de conversa, o senhor, médico especialista em coluna, poderia nos dizer quem é o grande vilão da coluna?
[Marcelo Perocco: MP] O grande vilão é o tempo e o sedentarismo. Com o passar dos anos as alterações degenerativas da coluna vão gerando dores e compressões de nervos.
[JDR] Quem trabalha sentado, em frente ao computador, deve evitar quais posturas para prevenir as dores nas costas?
[MP] Evitar ficar muitas horas sentado, devendo fazer pequenas pausas e caminhadas ao longo do dia.
[JDR] Sobre este embate: mulheres versus salto alto, quem vence?
[MP] O salto vence. No começo, as mulheres jovens não descem dele e parecem dominar o jogo, mas com o passar dos anos as alterações degenerativas vão aparecendo mais acentuadas por conta dos anos em cima do salto alto. O salto alto muda o centro de gravidade do corpo sobrecarregando a coluna lombar.
[JDR] Qual a relação que podemos fazer entre a obesidade e a coluna?
[MP] A obesidade sobrecarrega todas as articulações do corpo, principalmente da coluna e membros inferiores. E o excesso de barriga também aumenta a sobrecarga na coluna.
[JDR] É verdade que a partir dos 30 anos aumentam os riscos de se ter lesões de desgastes, que chamamos de degenerativas?
[MP] Sim. Com o passar dos anos as lesões degenerativas vão ganhando mais espaço.
[JDR] Em que posição devo dormir para não ter dores nas costas? Como deve ser o colchão?
[MP] Devemos dormir de barriga para cima. Esta é a posição em que temos menor carga na coluna. No começo é difícil, mas com o tempo acostuma e você passa a dormir de barriga para cima. O colchão deve ter uma densidade alta, com a superfície pouco deformável.
[JDR] Quais os tipos de alongamentos mais corretos e que ajudam em uma melhor postura?
[MP] Alongar todos os músculos do corpo é o ideal, mas ter uma atenção especial para os músculos posteriores que normalmente estão mais encurtados.
[JDR] A depender do tipo de problema que o seu paciente tenha, no que se refere a gravidade, quando terá a necessidade de operar?
[MP] Opera quando a dor é intratável ou começa a ter perda de qualidade de vida. Agora se tiver perda de força ou sensibilidade o ideal é operar mais rápido.
[JDR] Quando a pessoa começa a se sentir incomodada, com dores na coluna e na região cervical, o que ela deve fazer: procurar um médico ou automedicar-se?
[MP] Sempre procurar um médico para um exame de imagem.
[JDR] Dentre a sua prática médica, durante toda a sua carreira, quais as doenças mais comuns, se assim possamos dizer e se elas têm relação com a questão do sexo do paciente (masculino/feminino)?
[MP] As degenerativas são as mais comuns e afetam mais as mulheres, por questões hormonais.