Por Emaísa Lima

É preciso salientar que o hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que: os seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental e mau hálito deixa de ser um problema permanente. Logo, para nos ensinar um pouco mais de como cuidar dos nossos dentes, o Diário da Região, bateu um papo com a Odontóloga e especialista em Dentística pela Associação Brasileira de Odontologia, seção Pernambuco (ABO PE), Lorena Selma Mota.
Diário da Região [DR]: Formada em Odontologia, por uma instituição de ensino superior de renome, e especialista em Dentística, quais os trabalhos desenvolvidos dentro de sua área atuação, no Vale do São Francisco?
Lorena Selma Mota [LSM]: Atuamos restabelecendo a forma e a função dos dentes, bem como tratando alterações estéticas. Através do uso de resinas diretas, facetas, clareamento dental, dentre outros procedimentos estéticos.
[DR]: A senhora como profissional qual os problemas dentários mais encontrados, ao seu ver, dentro de seu consultório, aqui na região?
[LSM]: Além da procura pelo tratamento de dor, cresce a cada dia o número de pacientes que procuram melhorar a aparência do sorriso. Buscando procedimentos como os clareamentos e as soluções estéticas para alterar o tamanho e a forma dos elementos dentais.
[DR]: Um dos questionamentos mais frequentes, principalmente pelos pais, é o porquê da necessidade de se ir ao consultório odontológico a cada seis meses?
[LSM]: Com as visitas regulares ao dentista, é possível que o profissional diagnostique os problemas bucais ainda no início, garantindo que não se agravem e identificando situações que favoreçam o desenvolvimento de novos problemas. Além disso, não são apenas os dentes que são limpos nas consultas de seis meses, mas, toda boca é cuidadosamente examinada e avaliada. Garantindo que a prevenção é sempre o melhor caminho a seguir.
[DR]: Por diferentes motivos, o escurecimento dos dentes, que causa o ‘efeito amarelado’, pode ser revertido? Caso sim, quais os tipos de clareamentos mais frequentes?
[LSM]: Sim. Através dos clareamentos. Porém, para que seja possível prever o sucesso do tratamento clareador é necessário diagnosticar de forma adequada as causas desse escurecimento dentário.
Existem os clareamentos de dentes vitais, que podem ser realizados por diferentes métodos: caseiro supervisionado pelo dentista, clareamento no consultório e técnica mista. E os clareamentos de dentes desvitalizados.
[DR]: Qual a diferença entre clareamento caseiro supervisionado, o de consultório e a técnica mista?
[LSM]: Clareamento caseiro supervisionado ou domiciliar monitorado baseia-se no uso de molduras com uma solução clareadora de baixa concentração que o paciente faz uso em casa.
Sobre o Clareamento de consultório baseia-se no uso de solução clareadora em maiores concentrações, utilizando ou não, fontes luminosas, como LED’s e lasers.
Já a Técnica mista consiste na associação das duas técnicas. Nesse caso, o profissional realiza uma sessão de clareamento em consultório e fornece ao paciente molduras para o uso domiciliar.
[DR]: Já sobre a alimentação, caso existe, como se alimentar bem para possuir uma dentição saudável?
[LSM]: Uma alimentação saudável é fundamental para uma boa dentição. Quem tem uma dieta equilibrada está menos exposta a contaminação por germes e bactérias. Uma alimentação rica em cálcio e fósforo é o ideal para uma dentição saudável e resistente a formação de cáries. Já uma alimentação rica em açúcares e amidos contribuem para o aparecimento de cáries e doenças periodontais.
[DR]: Se falarmos de escovação dentária, sabemos que é imprescindível o uso da escova, da pasta de dente e do fio dental, existe um limite máximo para estar ação ou basta apenas três vezes ao dia?
[LSM]: Devemos escovar os dentes depois das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. O ideal é escovar os dentes após a ingestão de qualquer alimento, principalmente, os açucarados e pegajosos.
[DR]: Quais os tipos de restauração, feitas pela senhora, mais utilizadas aqui na região?
[LSM]: Principalmente restaurações estéticas. Resinas diretas, troca de restaurações de amálgama por resinas, fechamento de diastemas e facetas diretas.
[DR]: Para a garantia de uma boa dentição existe solução mágica?
[LSM]: Não. O que existe são alguns cuidados, estes, imprescindíveis para a manutenção de uma dentição saudável. Como uma correta higienização dos dentes, não esquecendo da língua, gengiva e bochecha. Alimentar-se da forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras, legumes, proteínas e visitar, regularmente, o cirurgião dentista.
[DR]: A senhora pode passar algumas dicas que ajudem o tanto os nossos leitores quanto os nossos colaboradores, no objetivo direto de ter uma boa dentição?
[LSM]: Escovar os dentes com cremes dentais com flúor; escovação sempre após as refeições, com escova, de cerdas macias e arredondadas; escovar a língua, a gengiva e bochecha, porque as bactérias estão presentes nesses lugares; usar fio dental para remoção de resíduos de alimentos entre os dentes; diminuir o consumo de açúcares e alimentos gordurosos que podem provocar cárie e inflamação na gengiva; evitar cigarros e visitar, regularmente, o dentista.




