O Botafogo enfrenta, nesta terça-feira, o Barcelona-EQU com chance de já garantir sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. Depois de eliminar o Colo-Colo e o Olimpia nas fases preliminares, o Alvinegro lidera o Grupo 1. Para o jornalista Tim Vickery, correspondente da BBC na América do Sul, o Glorioso é uma das grandes surpresas no torneio neste ano.
– Quando o Jair (Ventura) assumiu, a expectativa era uma luta dura contra o rebaixamento. Obviamente, não aconteceu. E o time está muito bem na Libertadores. É uma surpresa e talvez a maior surpresa, junto com o Godoy Cruz, da Argentina. É um time que joga muito bem, dentro das suas limitações, é um time muito confiante do que está fazendo. Quero ver mais o Botafogo tendo que buscar o jogo. Tanto o Botafogo quanto o Barcelona são times que preferem o contra-ataque – disse o jornalista.

Tim Vickery lembra que o Botafogo teve um bom início de jogo, no duelo entre as duas equipes, no Equador, no dia 20 de abril. A partida terminou empatada por 1 a 1, mas o Alvinegro perdeu chances claras de gol e, inclusive, um pênalti. Mas, nesta terça, o jornalista prevê que haverá dificuldades e quem sofrer o primeiro gol terá problemas para inverter o placar.
– O Botafogo poderia ter matado o jogo nos primeiros 20 minutos. Depois, veio o golaço do Alemán. O Barcelona foi melhor durante um tempo. O craque do Barcelona, o meia argentino Damián Díaz, não jogou em Guayaquil, e não vai voltar neste jogo. Ele não é muito rápido, mas o Barcelona tem velocidade pelos lados do campo. É o modelo que o futebol do Equador tem usado muito nos últimos 20 anos, com velocidade pelos lados no contra-ataque. São dois times que gostam muito do contra-ataque. Quem marcar o primeiro gol sai em grande vantagem.
O SporTV abre a transmissão do duelo entre Botafogo e Barcelona-EQU às 20h45, direto do estádio Nilton Santos. A partida terá a narração de Jader Rocha e comentários de Raphael Rezende e Paulinho Criciúma. Se vencer, o time carioca avança para as oitavas de final caso o Atlético Nacional derrote o Estudiantes na Colômbia.


