Nesta quinta-feira (09), o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Cássio Garcia marcaram presença na solenidade de inauguração da nova unidade móvel digital de combate ao câncer de mama da Fundação PIO XII, entregue pela cantora Ivete Sangalo ao lado do diretor do Instituto, Adriano Bonafim, durante mobilização do ‘Outubro Rosa’ realizado na Orla Nova.
Juazeiro é um dos poucos municípios que faz rastreamento de câncer de mama, o que significa que é realizado ações que vão desde a prevenção, detecção da doença, ao tratamento.
“A oferta do serviço pelo SUS existe em Juazeiro e região devido o município ter uma parceria com o Hospital de Barretos (SP), através do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII), onde os atendimentos são facilitados graças à existência de uma equipe de profissionais capacitada, que garantem mais rapidez no diagnóstico precoce da doença”, enfatizou o secretário de Saúde, Cássio Garcia.
O secretário aproveitou também para agradecer a parceria com o Instituto. “Já são mais de 82 mil exames realizados. A entrega deste aparelho moderno só vai contribuir com a saúde das mulheres da cidade e região. A prefeitura será sempre parceira em projetos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e avançar os atendimentos do SUS. Hoje o câncer é a segunda maior doença que mata no mundo”, esclareceu Garcia.
O prefeito Isaac Carvalho falou da importância do serviço para a região. “Juazeiro tem o privilégio de ter a extensão de um dos melhores hospitais do país e por isso somos um dos poucos municípios que faz ações de prevenção e detecção da doença, através dos exames clínicos, cirurgias, mamografias e tratamento, tudo custeado pelo SUS. Isso é muito importante, pois quanto mais precoce for diagnosticado o câncer de mama, mais rápida é a recuperação”, informou.
Os portadores de câncer de mama e as mulheres interessadas em fazer o diagnóstico devem procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para devido encaminhamento. As unidades também realizam periodicamente palestras educativas para prevenção do câncer, esclarecendo o assunto e tirando as principais dúvidas da comunidade.
O atendimento do Instituto ainda é feito em todas as mulheres moradoras dos municípios da microrregião de Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá).
Casos de câncer de mama e exames realizados em Juazeiro e região
De janeiro a julho deste ano foram realizados 5,7 mil exames de mamografia no Instituo Ivete Sangalo. No mesmo período 891 ultrassons mamárias no município, destes 501 foram feitos na Fundação PIO XII. Em 2013 mais de 12,9 mil mamografias foram feitas, destas 12,2 no Instituto. No mesmo ano, mais 1,3 mil ultrassonografias mamárias foram realizadas, sendo 618 no Instituo Ivete Sangalo.
De 2007 até hoje, aproximadamente 82 mil exames realizados pelo Instituto. A microrregião de Juazeiro tem 350 casos confirmados da doença.
Fonte: ASCOM SESAU/PMJ