O município de Petrolina é uma das cidades brasileiras destaque na elaboração de projetos que propiciam um maior cuidado com a natureza e com bem estar das pessoas.
Através da Usina de Projetos e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Petrolina se prepara para receber a implantação do Parque Fluvial Velho Chico, que será construído às margens do Rio São Francisco, um dos cartões postais da cidade.
O Parque Fluvial Velho Chico englobará a Revitalização da Orla II e a construção da Escola do Meio Ambiente, um local que servirá para realização de cursos, palestras, exposições de artes e artesanato. Nesse mesmo projeto, está inclusa a produção de mudas para a recomposição de toda a margem do Rio, no limite do município de Petrolina, além de equipamentos propícios a prática de atividades físicas como: pistas de caminhadas ecológicas, praças de estar infantil e adulto com parque verde e play ground, aparelhos de ginástica, bancos e espaço para leitura.
“Com a chegada do Parque Velho Chico, Petrolina atrairá mais turistas, desportistas, ambientalistas, artesãos e principalmente nossas crianças e deficientes, pois toda a obra será feira com base nas leis de acessibilidade. Através da Escola do Meio Ambiente serão gerados novos empregos, já que aqui aportarão diversos cursos, o que irá ajudar na renda de muitas famílias”, ressalta a gestora da Usina de Projetos de Petrolina, Marlize Mainardes, acrescentando que as escolas municipais contribuirão na escolha do mascote do Parque e que a coordenação da instituição será feita pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).
Além de Petrolina, as cidades de Pirapora e Januária (MG) e Juazeiro (BA) serão contempladas com as obras do Parque Fluvial Velho Chico. “Ao todo serão investidos no município de Petrolina, R$ 3.615.863,56 provenientes do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Para darmos início às obras, estamos aguardando as orientações da Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela liberação dos recursos”, afirma Marlize.