O Parque Fluvial Velho Chico englobará a Revitalização da Orla II e a construção da Escola do Meio Ambiente, um local que servirá para realização de cursos, palestras, exposições de artes e artesanato. Nesse mesmo projeto, está inclusa a produção de mudas para a recomposição de toda a margem do Rio, no limite do município de Petrolina, além de equipamentos propícios a prática de atividades físicas como: pistas de caminhadas ecológicas, praças de estar infantil e adulto com parque verde e play ground, aparelhos de ginástica, bancos e espaço para leitura.
“Com a chegada do Parque Velho Chico, Petrolina atrairá mais turistas, desportistas, ambientalistas, artesãos e principalmente nossas crianças e deficientes, pois toda a obra será feira com base nas leis de acessibilidade. Através da Escola do Meio Ambiente serão gerados novos empregos, já que aqui aportarão diversos cursos, o que irá ajudar na renda de muitas famílias”, ressalta a gestora da Usina de Projetos de Petrolina, Marlize Mainardes, acrescentando que as escolas municipais contribuirão na escolha do mascote do Parque e que a coordenação da instituição será feita pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).
Além de Petrolina, as cidades de Pirapora e Januária (MG) e Juazeiro (BA) serão contempladas com as obras do Parque Fluvial Velho Chico. “Ao todo serão investidos no município de Petrolina, R$ 3.615.863,56 provenientes do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Para darmos início às obras, estamos aguardando as orientações da Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela liberação dos recursos”, afirma Marlize. (Com informações da Ascom PMP)
GRFM