Fonte: Ascom-PMJ
Durante a audiência pública que discutiu a crise hídrica no Vale do São Francisco, promovida pelo Senado Federal no SEST/SENAT em Petrolina na última sexta-feira (10), que contou com transmissão ao vivo da TV Senado, o prefeito Isaac Carvalho foi uma das autoridades que compôs a mesa e em sua fala agradeceu a iniciativa dos senadores Fernando Bezerra e Ana Amélia, além de ressaltar a importância da agricultura irrigada para a região como principal vetor de geração de emprego.
“A agricultura é a base do nosso desenvolvimento e precisamos transformar essa crise numa oportunidade para evoluirmos. Já está provado o quanto essa área é importante para o Vale do São Francisco como fomentadora do crescimento e consequentemente do nosso sucesso. Mas precisamos de mais oportunidades para que essa evolução aconteça de maneira sólida para que não fiquemos reféns das condições climáticas que com frequência castiga a nossa região”.
Na oportunidade o prefeito de Juazeiro falou sobre a importância dos projetos de irrigação e também cobrou melhorias nos sistemas de irrigação dos projetos Curaçá e Maniçoba. “Do ponto de vista ambiental não é mais possível que exista um sistema por inundação, sem contar a questão econômica. Precisamos também fazer outros reparos nos projetos de irrigação, a exemplo da tarifa de energia. É preciso ser dado um tratamento diferenciado à produção agrícola porque hoje se paga água nas mesmas condições da indústria, aumentando os custos e emperrando o crescimento, pois este é um mercado bastante competitivo”, avaliou Isaac, arrancando aplausos da plenária.
No inicio do mês Isaac esteve em Brasília juntamente com uma comissão de produtores do Vale do São Francisco, onde se reuniu com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz e com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guilo. À exceção do ministro, os outros dois também participaram da audiência em Petrolina.
“Temos uma situação crítica, mas é muito pequeno o investimento que se precisa para dar uma solução em curto prazo e assim possamos atravessar essa crise e daí transformá-la em oportunidade de um crescimento mais sólido”, encerrou.
Assista a entrevista na íntegra através do link: