É a Bolsa que há um tempo vem dominando o meio social sendo invisível, mas fazendo uma diferença enorme determinando contextos. É a Bolsa fria, cheia, solidária, envenenada, com critérios e sem ao mesmo tempo. Bolsa de todos nas mãos de alguns que ainda sem machismo caminha entre mulheres, porém faz alegrias de homens sem retroalimentar qualquer tipo de produção. A Bolsa que não é de valores, no entanto impulsiona mercados indicando dedo médio e polegar para uma contagem direta das necessidades.
Bolsa que tem formato de cartão movimentando um milhão em meio a milhões dando a entender que sai de uma caixa. Bolsa malvada levada a fofocas. Eita Bolsa, também odiada por classes tipo “A” que não conseguem mais suas mãos de obra. Aliás, Bolsa sagrada que produz sim. Engano nosso dizer que não há produção. E os futuros filhos dessa nação? Nascerão por causa de uma Bolsa. Estudarão por conta de uma Bolsa e não trabalharão porque tem uma Santa Bolsa. Não! Na verdade é uma Bolsa Santa porque se concretiza milagres do consumismo sem rumo e desenfreado para podermos dizer que alguém está com poder de consumo. Espera, não seria poder de crédito?
Ah! Pátria Bolsa Amada Brasil como estás fazendo rumores numa sociedade que os trabalhadores nada têm, enquanto os investidores da tia, avó, mãe generosa mamam inscritos num programa sem ter rumo de quando vai acabar, pois o peixe chega todo dia na mesa sem ter alguém para pescar. E para que mesmo a vara de pescador? Jogam-se o dia todo. Estamos vendo gente bebendo inteiros longos meses. Aqueles que nem a carteira de trabalho quer assinar. Outras que nada faz para seu próprio povo. E o que me diz das tardes perdidas em Vale a pena ver de novo?
Bem feito Bolsa muda, quem em ti foi acreditar com boatos perversos doados em manipulação a favor de alguém. Bolsa amiga/inimiga. Aqueles que gastaram vão ficar um mês sem a toda poderosa, que atende uma enorme família, só assim para aprender a trabalhar e não mais em ti confiar. Ohh! Bolsa Amada.
Professor Éder Ramos
Historiador Bacharel e Licenciado pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Palestrante Motivacional e pesquisador de Temas Sociais.