Flores da caatinga, artesanato regional, doces feitos com produtos típicos do sertão e degustação de pratos à base de tilápia. Esses foram os destaques na primeira feira agroecológica, realizada nesta terça-feira, 25, no Centro Cultural Raso da Catarina, em Paulo Afonso, no norte da Bahia.
O evento reuniu associações de pequenos agricultores de várias cidades da região também de outros estados e instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer a produção e consumo sustentável e incentivar às compras dos pequenos negócios. Ao longo do dia, os visitantes conheceram os espaços de comercialização de produtos típicos, palestras temáticas na área de educação agroecológica, além de apresentações culturais.
O Sebrae, em Paulo Afonso, apoiou à realização da I Feira Agroecológica e incentivou a participação de empreendedores atendidos pelo Projeto de Economia Criativa no evento. “O Sebrae apoia as ações que fomentam a produção e práticas sustentáveis dos micro e pequenos negócios. Além de promover o associativismo e cooperativismo, o evento possibilitou que artesãos e artistas da cadeia produtiva cultural apresentassem seus talentos”, disse a técnica do Sebrae em Paulo Afonso, Nadja Monteiro.
A pescadora Aparecida Mendes, da Associação de Mulheres Artesãs e Beneficiadoras de Pescado de Sobradinho apresentou as delícias da gastronomia e tudo que as mulheres da cidade da Barragem produz com a tilápia, peixe tradicional de Sobradinho e também de Paulo Afonso. “Realizamos degustação de filés, linguiças, hambúrgueres, pó para caldos e almôndegas produzidos à base da tilápia”.
Além da parte gastronômica, a associação também levou para o evento a criatividade dos artesanatos feitos com o couro do peixe. “Foi o momento de mostrar nossa produção, compartilhar conhecimento e também conhecer o talento de outros empreendedores”, declarou a pescadora. Os visitantes da Feira poderão conhecer ainda, no estande, as ações e serviços que a Bahia Pesca oferece em todo o estado.
O evento foi organizado pela ONG Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), que presta orientações e assistência aos pequenos agricultores da região de Paulo Afonso, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e Governo do Estado e apoio do Sebrae, Bahia Pesca, entre outros.
Economia Criativa
O Sebrae desenvolve o Projeto de Economia Criativa em Paulo Afonso e região há dois anos, na área de produção cultural e artesanato, com o objetivo de dimensionar a economia presente no segmento cultural e agregar valor aos processos de produção, circulação e consumo de produtos, fontes geradoras de renda. A partir do novo direcionamento do Sebrae, o projeto ocorre com continuidade e monitoramento, com ações de curto, médio e longo prazo, com atendimentos específicos, através de consultorias, e coletivos, por meio de capacitações.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Paulo Afonso, localizada na Rua São Francisco, 233, Centro, ou pelo telefone 75 3281-4333.
Agência Sebrae de Notícias Bahia


