Paulo Valgueiro desafia grupo de Miguel Coelho investigar São João do Vale e São Joao de Petrolina

pauloO vereador e líder da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro usou a tribuna da Casa Plínio Amorim, na sessão ordinária dessa quinta-feira (07), para esclarecer alguns episódios sobre a prestação de contas de 2016, do então prefeito Julio Lossio e sobre o São João do Vale e aproveitou o ensejo para desafiar os vereadores do grupo do Prefeito Miguel Coelho a investigar o São João de Petrolina.

Valgueiro reavivou a memória dos vereadores situacionistas que ao prestar as contas do último ano de gestão do ex prefeito Lossio, a equipe de governo de Miguel Coelho não informou um e-mail institucional da Prefeitura ao Tribunal de Contas, e-mail este que Lossio não teria acesso a quaisquer notificações já que tinha acesso.

“Foi uma surpresa receber pela imprensa a informação de que o TCE teria emitido parecer prévio pela rejeição das contas de 2016, último ano da gestão do Prefeito Julio Lossio, uma vez que o mesmo não foi notificado para apresentar defesa prévia, nem para prestar esclarecimento a respeito desse processo, visando comprovar a regularidade dos atos da gestão.Não vou questionar aqui o papel do Tribunal de Contas, que sempre age dentro dos ditames legais e com a lisura que os processos requerem, mas, pelo que já foi apurado, neste caso, as notificações foram encaminhadas para um e-mail institucional da Prefeitura de Petrolina, que, por algum motivo, não informou ao Tribunal o equívoco nas intimações e tampouco teve a cortesia de repassar ao ex-prefeito Julio Lossio as notificações recebidas, como era feito nas gestões de Lossio, em que os ex-gestores eram informados das notificações recebidas do TCE e de outros órgão fiscalizadores”, frisou Valgueiro.

O vereador destacou também durante o seu pronunciamento que “as contas de 2016 foram prestadas em março de 2017, pela gestão de Miguel Coelho, que certamente, por malícia ou incompetência, deixou de passar ao Tribunal informações e documentos importantes à regularidade das contas”.

De acordo com Valgueiro, o ex-prefeito Julio Lossio vai recorrer ao Tribunal de Contas, inclusive arguindo a nulidade da notificação remetida à Prefeitura e não ao ex-gestor, solicitando a devolução do prazo de defesa, a fim de comprovar a regularidade e legitimidade de todos os atos praticados em sua gestão. “Inclusive, necessário destacar que todas as contas da gestão do ex-prefeito Julio Lossio foram aprovadas pelo Tribunal de Contas”.

Outro tema abordado pelo líder da Bancada Oposicionista foi sobre o processo do São João de 2012 e 2013, o São João do Vale. Valgueiro desafiou o grupo de vereadores a investigar o São João de 2012 para cá.

 

“Em relação ao Processo Judicial referente ao São João do Vale de 2012 e 2013, que está sendo objeto de muitas postagens na imprensa e nas redes sociais, só tenho a dizer que as partes já foram citadas e seus advogados acionados para elaboração de suas defesas, a fim de demonstrar a lisura dos procedimentos. Todos sabem que em sua gestão o ex-prefeito Julio Lossio trouxe de volta a tradição do São João com um grande evento que incluiu Petrolina na rota nacional do turismo junino, gerou renda e emprego para os petrolinense”, citou em discurso.

Para Valgueiro não é nenhuma novidade, o grupo do prefeito está remoendo essas questões para encobrir as manchetes na imprensa nacional que envolve o senador, o deputado federal e o prefeito de Petrolina, todos de uma mesma família que atualmente se intitula de Força Política. “A nova gestão que se apresenta como paladino da moralidade, apossou-se da ideia, dando continuidade ao festejo, apenas mudando de nome. Aproveito a oportunidade para, mais uma vez convocar vossas excelências e quem mais está aproveitando a notícia do processo para ter seus 15 minutos de fama criticando, acusando e julgando os denunciados no processo, para que me acompanhem aos órgãos competentes para quebrarmos os sigilos de nossas contas, incluindo aqui o sigilo dos envolvidos no processo do São João, para que se demonstre quem enriqueceu com recursos ilícitos”, concluiu Paulo Valgueiro.

 

Fonte: Ascom Bancada de Oposição Petrolina

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Presidente do TSE apresenta balanço do 1º turno das Eleições 2024

post-image

Na noite do domingo (6), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou um balanço do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em 5.569 cidades do país. “Não há eleições sem imprensa livre e não há administração e execução de eleições sem servidores com essa qualificada excelência”, afirmou a ministra, ao agradecer aos servidores da Justiça Eleitoral brasileira do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) pela dedicação para a realização do pleito e aos profissionais da imprensa pelo apoio na divulgação, criteriosa e responsável, das informações sobre todo o processo. 

Na coletiva, a ministra Cármen Lúcia esteve acompanhada do vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques, dos demais ministros da Corte, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. 

De acordo com a ministra,…

Read More
Política Relevantes

Eleitores relatam congestionamento no aplicativo do e-Título

post-image

Poucos minutos após a abertura das urnas para as eleições municipais de 2024, às 8h deste domingo (6), eleitores de diversas partes encontraram dificuldade para acessar o aplicativo do e-Título.

Ao abrir o software, uma mensagem indicava congestionamento.

“Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes. Uma nova tentativa de acesso ao serviço pode ser feita”, diz o comunicado, que é acompanhado de uma contagem regressiva para uma nova tentativa de acesso.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que não há instabilidade. Veja a nota na íntegra:

Aviso importante: o aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. O grande número de acessos provocou uma fila virtual. Importante destacar que a justificativa pelo e-Título pode ser feita até às 17h.

Fonte: CNN Brasil

Read More
Política Relevantes

Festa da Democracia: Veja o que pode e não pode neste dia de eleição

post-image

Mais de 155 milhões de eleitores vão poder escolher prefeitos e vereadores no domingo (6). A Justiça Eleitoral não permite nada que possa representar risco à segurança ou ao sigilo do voto nos locais de votação:

é proibido levar armas para as seções. A regra vale até para quem tem porte de armas;
o eleitor não pode entrar com o celular na cabine de votação. O aparelho tem que ficar em um local indicado pelos mesários;
no domingo (6), é considerado crime o uso de alto-falantes, comícios, carreatas e boca de urna e a distribuição de panfletos nas seções eleitorais.

“É muito importante lembrar que você não deve interpelar as pessoas na seção eleitoral, solicitando que elas votem no seu candidato. Isso pode ser considerado pelas autoridades jurídicas e policiais como crime de boca de urna, e a boca…

Read More
Política Relevantes

Segundo MPPE, ‘derramamento de santinhos’ devem ser evitados por candidatos de Petrolina neste sábado (5), véspera de eleições

post-image

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou por meio das Promotorias de Justiça das Zonas Eleitorais que contempla a cidade de Petrolina (83ª, 144ª e 145ª), no Sertão de Pernambuco, e em outros municípios do estado, aos partidos, coligações políticas, federações e candidatos que se abstenham de realizar a prática irregular de derramamento de santinhos neste sábado (5), véspera da votação.

Essa prática, que causa degradação ambiental e estética nas vias públicas, constitui propaganda eleitoral irregular, com punição de R$ 2 mil a R$ 8 mil e passível de investigação por cometimento de crime eleitoral, conforme a Lei Federal nº 9.504/97.

Para reprimir essa irregularidade, o MP recomendou às Polícias Civil, Militar e Federal, bem como às Guardas Municipais de cada localidade, intensificar as medidas de fiscalização das normas eleitorais e ambientais, especialmente em relação aos crimes de…

Read More
Política Relevantes

Ministra do TSE enaltece trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a comparecem às urnas no próximo domingo (6), dia do primeiro turno das eleições municipais.

Durante a última sessão do TSE antes do primeiro turno, a ministra disse que os servidores da Justiça Eleitoral trabalharam para receber os eleitores no dia da votação.

“Os dedicados servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho para que todos os brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade e sossego, mas, principalmente, com liberdade para escolher o que ele quer. O que os eleitores colocarem nas urnas será apurado, e o resultado apurado será proclamado”, afirmou.

Um dos exemplos dessa dedicação ao trabalho é visto nos Cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina, e demais municipios. Literalmente a todo…

Read More
Política Relevantes

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

post-image

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cedida para a Operação Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início desta quarta-feira (02/10), com destino a Beirute, no Líbano.

A aeronave KC-30 fará um escala em Lisboa, Portugal. O voo, do Brasil até Portugal, terá duração prevista de 9h20. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.  

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação.

Os ataques aéreos israelenses a…

Read More
Política Relevantes

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

post-image

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de…

Read More
Petrolina Política

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra cumpre agenda em Petrolina e anuncia investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água

post-image

Neste sábado (28), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão do estado, onde visitou a estação de tratamento de água Vitória, localizada no Distrito Industrial, e anunciou investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água na cidade.

“A gente assinou autorização de licitação para o conserto do reservatório no centro da cidade, onde ali, infelizmente, caiam dejetos, chuva e poeira. E agora vamos consertar definitivamente e vamos construir uma nova estação de tratamento de água chamada São Francisco, que vai permitir a gente colocar mais 400 litros por segundo na tubulação de Petrolina para chegar na casa das pessoas. Isso significa dizer que a gente sai de 1.100 litros por segundo para 1.500 litros por segundo e significa que teremos água em Petrolina e para seus habitantes, pelo menos garantida na…

Read More