Com a presença do juiz da Vara da infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, teve início nesta sexta-feira 26, no auditório do Forum Dr Manoel Souza Filho, o Curso de Prevenção a Vitimização no Trânsito. Participam do curso crianças e adolescentes acompanhados dos pais e responsáveis flagrados na condução irregular de veículos automotores na cidade.
O diretor presidente da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, Paulo Valgueiro e o coordenador de educação, Jilmar Barros realizaram palestras com o tema Acidentes de Moto! Culpa de quem? O curso acontece no período da manhã e tarde e vai até sábado 27. Além da prefeitura de Petrolina através da EPTTC, Vara da Infância e Juventude o curso conta com o apoio da Policia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Participam do curso pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes flagradas em irregularidades na condução de ciclomotores. Segundo o juiz Marcos Bacelar o curso serve para conscientizar os jovens e os pais para para os trâmites dos processos gerados pelas infrações e principalmente para que no futuro a sociedade colha os bons frutos positivos de uma conduta ética e de valores no trânsito.
As motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, já respondem por 30% dos acidentes com motocicletas em Pernambuco. E o que é mais grave: as vítimas são crianças, adolescentes e idosos, que têm feito uso desses veículos mesmo sem estarem habilitados ou usando os equipamentos de segurança. Os números são do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam).
O curso é fruto das ações da Vara da Infância e Juventude de Petrolina que promoveu audiência pública na cidade, com o objetivo de coibir a condução de veículos automotores (terrestres e aquáticos) por menores de 18 anos.
A audiência resultou numa ata pública que define a colaboração conjunta entre os representantes do 5º BPM, PRF, Corpo de Bombeiros, Marinha, EPTTC, Secretaria da Ordem Pública, Guarda Municipal e Fiscais da Infância e Juventude. O resultado das blitz denominadas “Pequeno Cidadão” abordou condutores flagrados sem habilitação ou capacete e apreendeu as motos.
O agente de Trânsito Jilmar Barros alertou que “os condutores são crianças, adolescentes e até idosos que não têm habilitação e dirigem de qualquer forma, andando sem capacete, na contramão e nas calçadas. Para piorar ainda mais, muitos motoristas estão adulterando o motor dessas motos, turbinando-as deixando mais rápidas e outros usam em assaltos já que não possuem placas. As ações serão ampliadas”, defendeu Jilmar
Fonte: Ascom-EPTTC