O Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro – BA, será palco de uma mesa redonda que abordará a manifestação cultural e religiosa da penitência, além de aspectos da fotografia.
O encontro que está programado para esta terça-feira (17), às 18h, será aberto à comunidade e objetiva contribuir para a valorização da cultura local. A iniciativa é resultado da junção das exposições fotográficas: “Penitentes – Uma Chama de Fé”, organizada por Rosy Costa, coordenadora do museu e “Irmãos das Almas”, organizada pelos jornalistas Adeilton Junior e Raryana Wenethya, egressos do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios do Campus III da UNEB.
As mostras buscam retratam a tradição secular da penitência, evidenciando as nuances e peculiaridades da manifestação. Na exposição fotográfica “Irmãos das Almas”, as imagens constroem uma narrativa cronológica de uma noite de caminhada feita pelos penitentes mostrando desde a saída das Casas de Orações, passando pelas Estações, cemitério e residências visitadas.
Penitência
Todos os anos, no período da Quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão, alguns fiéis realizam o ato da penitência. Esse grupo, chamado de Penitentes, veste-se com lençóis brancos e percorre várias igrejas, cruzeiros e o cemitério da cidade, rezando pelas almas dos mortos.