O Mercado do Produtor de Juazeiro já vivencia o aumento do fluxo de pessoas (consumidores e comerciantes) nesta véspera de natal. Um período em que a procura por produtos típicos da época – frutas, cítricos, legumes, hortaliças, cereais e especiarias – é ampliado consideravelmente.
De acordo com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, o Mercado está preparado para o grande número de consumidores. “No final do ano o Mercado sempre registra um grande índice comercial, onde o fluxo de pessoas aumenta. A expectativa é de ampliar em 20% a mais que 2010 a comercialização de hortifrutis”, informou. O Mercado que comercializa anualmente cerca de R$ 800 milhões é considerado o 1º entreposto da agricultura irrigada/familiar do norte/nordeste e o 4º maior em volume de vendas do Brasil.
Para o comerciante de abóbora, Francisco Alves, as vendas aumentaram bastante este ano. “Sempre em épocas festivas o consumo aumenta e, para nossa felicidade, esse ano não está sendo diferente. Acredito que até o dia 31 iremos vender bastante”, declarou. Já para o consumidor Antônio Rodrigues Magalhães os preços dos produtos estão satisfatórios. “Por não ter tido um aumento nos preços, acredito que a procura cresceu bastante. Sempre compro verduras, frutas e hortaliças no Mercado porque além da rica variedade os valores são mais acessíveis”, afirmou.
Atendendo o mercado nacional
O entreposto comercializa para todo o Brasil produtos do Vale do São Francisco e de outras regiões do país. Na véspera de natal, além dos produtos locais, os procedentes de outros estados também apresentam vendas significativas. “A exemplo da batata inglesa, maçã, pêra, morango, laranja, abacate, abacaxi, caqui e ameixa, que tem grande destaque e são peças chaves nos cardápios das famílias, nesse período natalino”, informou Carlonito Dias dos Santos, coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto.
A maioria dos permissionários também atribui o sucesso das vendas à qualidade dos produtos. “Há muitos anos sou permissionária no Mercado e, neste mês de dezembro, todo material (frutas e verduras) que trago é vendido com êxito. Em média estou vendendo 300 caixas de uva todos os dias, e fico feliz por isso. Acredito que além dos preços acessíveis, a qualidade dos produtos é que tem garantido a fidelidade dos clientes”, declarou a permissionária Bruna Lafaiete.
Confira o horário de funcionamento do Mercado do Produtor de Juazeiro:
Segunda-feira – de 05h às 22h
Terça-feira – de 02h às 22h
Quarta-feira – de 04h às 22h
Quinta-feira – 04h às 22h
Sexta-feira – de 05h às 22h
Sábado – de 02h às 22h
Domingo – de 05h às 15h.
Fonte: Ascom SEADRUMA