O casal estave na Europa entre os dias 17 e 29 de fevereiro, mas a notificação foi feita somente no dia 5 de março. As confirmações dos casos ocorreram após os exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, do Pará, atestarem positivo. Ambos os pacientes apresentaram febre, tosse e dor de cabeça. Segundo a SES, o homem está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o quadro de saúde é considerado estável.
Uma mulher de 47 anos, que entrou em contato com o casal infectado e que relatou sintomas como febre,foi classificada como caso provável na quarta (11). A paciente está em isolamento domiciliar e está sendo monitorada. Não foi identificado outro contato dos dois idosos que apresente sintomas, segundo a secretaria.
Notificados – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre 25 de fevereiro e 11 de março, 39 casos foram notificados como suspeitos pelo governo de Pernambuco, incluindo da mulher de 47 anos. Os pacientes considerados suspeitos têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Estados Unidos e Israel.
Brasil – Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (11) confirmou 52 casos da infecção no país. Desse total, 6 são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado e 46 casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior. Atualmente, são monitorados 907 casos suspeitos e outros 935 já foram descartados.
Entretanto, após a divulgação do boletim do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais um caso, e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, confirmou mais 16 casos de coronavírus. Ainda no fim da noite da quarta, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou que mais dois casos foram confirmados.
Com isso, até o presente momento em que essa matéria era redigida, o total de confirmações no país pode ser de 73 casos. Esses novos casos devem constar no boletim do Ministério da Saúde que deve sair no final da tarde.
Além de Pernambuco, oito estados e o Distrito Federal já confirmaram casos da infecção (leia mais).
Blog Preto no Branco