Ao visitar a Barragem de Pedra D’água, em Carnaíba, na tarde desta sexta-feira (12), o governador Eduardo Campos (PSB) aproveitou a ocasião para anunciar que o Governo do Estado está construindo outras 440 barragens, uma ação que, segundo ele irá “democratizar o acesso à água nesta e em futuras estiagens”.
Acompanhado por secretários de estado e pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), Eduardo destacou a parceria com o Governo Federal para a concretização dos projetos e anunciou a proximidade de assinatura de convênio para mais 660 barragens, elevando para 1.100 o total de novos reservatórios construídos na região do semiárido.
“Alcançaremos a média de praticamente dez barragens para cada município, consolidando capacidade de acumulação equivalente a quase uma barragem como a de Jucazinho, que armazena 250 milhões de metros cúbicos, só que de uma maneira descentralizada e mais próxima das comunidades”, afirmou o governador.
Eduardo enalteceu a parceria com o Ministério da Integração no esforço de enfrentamento à seca. “Essas barragens são pulmões nas áreas mais remotas de acúmulo de água, aonde não chegam as adutoras e outras alternativas. E agora o ministro Fernando Bezerra Coelho está desenhando um novo convênio para outras 660”, completou o gestor.