Durante os dias 01 a 05 de setembro a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizou o 5ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou baixo risco para epidemia de dengue com 0,7% de Índice de Infestação Predial.
A cada dois meses em todo país é realizado o LIRAa com a finalidade identificar as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito, visando à redução dos casos. Em Petrolina, os bairros considerados áreas de alto risco são: Dom Avelar, São Jorge e Terras do Sul. Em contrapartida os bairros Gercino Coelho, Palhinhas, IPSEP, Jardim São Paulo, Rio Corrente e outros registraram 0% para infestação do mosquito.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino, a SMS irá priorizar as ações de combate à dengue nas áreas mais críticas de infestação. “As ações serão intensificadas nestas áreas mais susceptíveis a proliferação do Aedes aegypti. porém, o mais importante é a população fazer a sua parte, inspecionando o ambiente do seu domicílio rotineiramente, a fim de quebrar o ciclo do mosquito”, afirma.
A prevenção é a melhor ferramenta contra a doença como destaca o gerente de Endemias do município, Jailson Araújo. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas entre outros”, alerta.