Pesquisas realizadas pela Univasf, através do Projeto Escola Verde, no segundo semestre de 2013, nas Escola públicas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, revelaram grandes dificuldades e desafios para a promoção da Educação Ambiental.
Os dados levantados revelaram graves problemas, tais como poucas áreas verdes nas escolas, despreparo dos professores para desenvolver a temática ambiental, inexistência de coleta seletiva de lixo e de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas escolas, falta de material didático específico e contextualizado e carência de programas de formação de professores para desenvolver a temática.
A pesquisa foi realizada entre julho e outubro de 2013, em 20 escolas da rede pública municipal, sendo dez escolas de Petrolina-PE e 10 escolas de Juazeiro-BA, através de formulários e questionários. Foram aplicados 19 Formulários junto aos gestores escolares e 72 Questionários aplicados junto aos professores. A pesquisa foi do tipo qualiquantitativa e a amostra foi do tipo não-probabilística, realizada junto às instituições escolares visitas pelo projeto neste segundo semestre letivo de 2013; onde o projeto desenvolveu ações para tentar minimizar tais problemas.