Já foi a época em que pessoas que sofrem de asma e outras doenças pulmonares eram privadas de praticar esportes. Um estudo realizado por um educador físico graduado pela USP mostrou que correr na esteira, mesmo que em intensidade moderada, combate os efeitos nocivos causados por problemas respiratórios.
De acordo com Rodolfo de Paula Vieira, responsável pela pesquisa, os resultados observados comprovam que a prática de atividades físicas combate a inflamação dos tecidos pulmonares e a fibrose, típica da asma.
Por enquanto, os testes foram feitos somente com ratos em uma instituição alemã, mas Vieira continuará o estudo no Brasil. Para isso, montou em uma universidade de São Paulo um centro de avaliação física e reabilitação pulmonar aberto ao público.
Ele conta com a ajuda de pacientes voluntários para comprovar os resultados em humanos. Para participar, basta entrar em contato com o centro de pesquisa da Universidade Nove de Julho (Uninove), pelo telefone (11) 3385-9001. O pesquisador ressalta que também são aceitas pessoas que não têm doenças respiratórias. “Precisamos de pacientes saudáveis para montar o grupo-controle e poder comparar os resultados com os voluntários que sofrem de complicações pulmonares.”
Fonte: R7/Jornal da Record




