Amanhã (22) a partir das 19h30 no Espaço Multieventos-Univasf, em Juazeiro, irá acontecer a solenidade de lançamento do livro “Lampião: Um Estudo de Buscas e Essências”, escrito por Aroldo Ferreira Leão, professor de matemática da Universidade do Vale do São Francisco – Univasf, poeta com 140 livros publicados e “defensor dos encantos do sertão”. Aroldo Ferreira abrange em seu livro uma cronologia “da saga lampiônica no mundo das umburanas e das casacas-de-couro”. Nascido em Potiguar/RN, mora na região do Vale há 16 anos.
Segundo o professor foram necessários dois anos para entrevistar 203 remanescentes do cangaço, octogenários, nonagenários e centenários. Fez pesquisas nos Arquivos Públicos dos Estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e do Piauí. “Procurei nos jornais antigos informações que consolidassem as informações e surpresas sobre Virgolino Ferreira da Silva”, afirmou. Com mais essa obra de 700 páginas o autor consolida uma bibliografia de 140 publicações que entre elas estão: “A Alma é Feita de Recriações”, “O Frágil Sorriso do Menino Sozinho”, “A Incerteza Reconstrói a Força do Silêncio”, “A Essência do Voo nas Almas mais Intensas”, entre outros.
“Nessa nova obra o leitor pode acompanhar uma cronologia de essência, que resgata a história de Lampião, quando o sertanejo se via cercado de cangaceiros, tropas de soldados e muitas anomalias e inconsequências”, declarou. Tomado pela inspiração sertaneja o professor de matemática e escritor literário presenteia a população com uma obra que engrandece os conhecimentos nativos de um povo. O livro estará exposto na Livraria Cultura, em Recife, e pode ser adquirido amanhã (dia do lançamento) e pelo site www.aroldoferreiraleao.com.br .
Por Denise Saturnino
Foto: Raryana Wenethya