SEDIS
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através do Centro de Referência Especializada de Assistência para População de Rua – Centro Pop reuniram nesta quarta-feira, dezenas de usuários para uma programação especial.
O morador de rua, João Gomes, que faz artesanato com material reciclável, disse que não tinha informação desta data, mas que ficou satisfeito em saber que existe um dia no calendário, para lembrar das pessoas que vivem nas ruas, tão discriminadas e esquecidas pela sociedade. “Fico muito feliz por existir o Centro Pop, que tem nos acolhido tão bem, oferecendo carinho, atenção, alimentação, entre outras coisas. Hoje a equipe está nos oferecendo um dia especial, que nos ajuda a esquecer a nossa luta diária pelas ruas. Eu por exemplo, já cortei o meu cabelo e fiz minha barba, fiquei até mais bonito”, avaliou João, que há mais de 30 anos vive nas ruas de várias cidades do Nordeste.
O evento aconteceu no Centro Pop, no bairro Country Club, e segundo a coordenadora, Márcia Moura, o objetivo é dar visibilidade a esta data, que relembra uma das tantas tragédias já vividas por esta parcela da população brasileira, ocorrida em 2004, quando houve um massacre no centro de São Paulo, envolvendo 15 pessoas atacadas enquanto dormiam na rua, sete foram assassinadas. “Precisamos refletir sobre os direitos destas pessoas, na busca de dignidade, autoestima e integridade. Preparamos com todo carinho, um dia especial, onde eles tomaram um café da manhã reforçado, participaram do momento de oração, de apresentação musical, do almoço festivo, assistiram palestra, deram um trato no visual com a equipe do Instituto Embelezze, e a nossa equipe iniciou o censo, que vai contribuir para termos mais informações sobre a população de rua no município”, relatou à coordenadora.
O casal paraibano, Simonilson da Silva e Eliane Moraes, que há dois meses estão morando nas ruas de Juazeiro falaram sobre o apoio que estão recebendo do Centro Pop. “Muita coisa melhorou depois que a gente se cadastrou para ser atendido aqui. Agora temos onde nos alimentar, tomar banho, lavar roupa, conseguir tirar documentos, o que me ajudou a participar de uma entrevista de emprego, onde fui selecionado e no dia primeiro começo a trabalhar com carteira assinada em uma fazenda que produz coco”, comemorou Simonilson. A esposa Eliane Moraes aproveitou a oportunidade para fazer as unhas com a manicure. “Essa equipe é nota 10, a gente só tem a agradecer o carinho e os cuidados que recebemos aqui”, disse a moradora de rua.
“Promovemos uma ação de garantia de direitos, com diversas atividades para os assistidos do Centro Pop, que há quase dois anos vem atuando em Juazeiro, com uma equipe especializada, composta de psicólogo, assistente social, advogado, pedagogo, orientador social e coordenador, atendendo a população de rua. Temos um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Agradecemos a parceria do Instituto Embelleze neste evento”, ressaltou a secretária da SEDIS, Lindsai Amaral.