O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), e o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), elogiaram o governo federal pelos investimentos realizados em obras para expandir a oferta de água à população do Nordeste. No programa Café com a Presidenta ontem, a presidenta Dilma Rousseff informou que o governo vai investir até 2014, quase R$ 30 bilhões na construção de adutoras, barragens, canais, estações de tratamento e redes de abastecimento de água, e na integração da Bacia do São Francisco.
“Essas obras, além de extremamente necessárias para resolver o problema de acesso a água em várias regiões do Nordeste, também vão estimular o crescimento econômico dessas regiões”, explicou Guimarães. Segundo ele, a geração de emprego e renda advindas desses investimentos devem refletir até mesmo “no crescimento do PIB neste ano”. Na mesma linha, o deputado Zezéu Ribeiro destacou que as obras deverão resolver um antigo problema que aflige várias regiões do Nordeste.
“Esta é uma debilidade histórica do Nordeste, principalmente no semiárido, e que se agrava no período de estiagem. Portanto, essas medidas estruturantes vão amenizar sensivelmente os problemas de muitas regiões”, afirmou. Como exemplo, Zezéu apontou as obras de interligação do trecho 3 do São Francisco, que deve beneficiar todo o semiárido do nordeste da Bahia. Entre as obras destacadas pela presidenta Dilma estão a do canal das Vertentes Litorâneas, que vai levar as águas do Rio São Francisco para 38 municípios e a do Eixão das Águas, no Ceará, que vai levar água do Castanhão, o maior açude do Brasil, para Fortaleza. A presidenta falou ainda da primeira parte da Adutora do Algodão, que já está beneficiando mais de 100 mil moradores na região de Guanambi (BA) e do Sistema Piaus, no Piauí, que está quase pronto.
Cisternas- Ainda de acordo com Dilma Rousseff, o governo também está investindo mais de R$ 5 bilhões no programa Água para Todos, para levar cisternas e poços aos lugares mais distantes do semiárido. Ela informou ainda que desde o início do atual governo já foram instaladas “260 mil cisternas em casas e povoados do semiárido”. E até o final deste ano, segundo ela, o governo deve instalar mais 240 mil.