O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ultimamente, anunciou o PIB agropecuário dos municípios brasileiros. Neste anúncio, Petrolina aparece como o 3º PIB agropecuário do Brasil. O primeiro é o município de Sorriso, no Mato Grosso e o segundo é São Desidério, na Bahia e o terceiro é Petrolina. O que é PIB agropecuário? É a soma de todas as riquezas oriundas da agricultura e da pecuária do município. Então, todas as nossas riquezas da agricultura e da pecuária colocam Petrolina, no Brasil, como 3ª colocada.
Em Pernambuco, dos cem primeiros municípios, não aparece nenhum, a não ser Petrolina. Quero que a população de Petrolina avalie a conquista que nós obtivemos para chegar a esta posição privilegiada. É isto que faz as pessoas virem para aqui, as pessoas crescerem aqui, as pessoas gostarem daqui. É porque nós temos uma fonte econômica que nos coloca numa situação bem destacada.
Precisamos indagar: por que Petrolina tem o 3º PIB agropecuário do Brasil? Não é por causa da agricultura de sequeiro não, é por causa da irrigação. Eu sempre lutei pela irrigação e pela educação. Estou demonstrando, mais uma vez, o acerto a que meus eleitores me conduziram para cuidar da irrigação, porque ela gera o bem-estar, ela gera riqueza. A irrigação é que está gerando esta riqueza agropecuária do município, que coloca numa relação de 5 mil a quase 6 mil municípios, Petrolina na 3ª posição.
Nós devemos ter uma estima elevada por termos conquistado a irrigação. E não se pode falar em irrigação, não se contar a história da irrigação neste município, sem se prestar uma grande homenagem ao Senador Nilo Coelho. Ele era um obstinado, acreditava, ia na Califórnia, mandava mensagens de otimismo, sonhava com isso. Então, está na hora de pararmos, refletirmos e homenageá-lo. E, além dele, ao eleitorado que achou que esta bandeira seria a bandeira certa do desenvolvimento e que continuou apoiando aqueles que cuidavam da irrigação. Eu, por exemplo, tive 44 anos de mandato e não desfraldei outra bandeira que não fosse a irrigação e a educação. Essas bandeiras foram aprovadas e precisam continuar sendo aprovadas para Petrolina e para a região, e com estas bandeiras, nós chegaremos onde queremos chegar: a uma nova civilização, a um novo tempo.
Eu chamo atenção para isso: vamos aprovar quem desfralda esta bandeira e vamos reprovar quem não quer irrigação, é essa a minha conclamação neste dia: um apoio à iniciativa da irrigação para chegarmos à realização dos nossos sonhos. Nós temos razões demais para sonhar com uma nova civilização, porque, de uma hora para outra, nós somos o 3º PIB agropecuário do Brasil, por que não seremos, mais adiante, a região mais próspera do Brasil? Querer é poder!
Osvaldo Coelho (DEM/PE)
Foi Deputado Federal por oito legislaturas.