Destaque como pólo de produção e exportação de frutas, nos passeios nas águas do Rio São Francisco e na comercialização e preparo da carne de bode e peixes, a cidade de Petrolina tem conquistado as atenções de turistas de todo Brasil. O município desponta ainda no turismo de negócios e, desde o ano passado, com mais intensidade, vem atraindo visitantes com a promoção de grandes eventos, como a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), a Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), o Motochico e o São João do Vale, uma das maiores festas juninas do nordeste brasileiro.
Com o efervescente turismo petrolinense, a rede hoteleira que conta hoje com 2.908 leitos comemora a taxa de ocupação que chega até 100% durante a realização de eventos, como o São João do Vale e de 80% mensais, em outras épocas do ano. A cidade oferece quase 30 hotéis de grande, médio e pequeno porte, além de pousadas, pensionatos, flats e chalés. É possível encontrar diárias com o valor a partir de 50 reais.
No ano passado, o São João do Vale atraiu para Petrolina um público de mais de 900 mil visitantes, nos 15 dias de festa. Segundo o representante da Associação Integrada do Turismo (Assintur), Josué Pereira da Costa, a estimativa é que no período junino seja atingido o número máximo de ocupação dos hotéis. “Na rede hoteleira de Petrolina houve a chegada de novos equipamentos e a reforma de alguns existentes. Acreditamos que esse ano vai ser bem movimentado, tanto os hotéis quanto todo o trade turístico. Aguardamos uma ocupação de 100 % nessa época”, ressalta Josué.
De acordo com o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires Martins, a expectativa é que nesse São João o sucesso ultrapasse os dos dois últimos anos. “O evento tem contribuído para a projeção de Petrolina. Serão quinze dias de grande fluxo turístico e geração de emprego e renda para a população. Estamos melhorando cada vez mais com o sistema de atendimento ao turista e implantação do Centro de informações turísticas”, argumenta Iuric.
Para o gerente do Hotel do Grande Rio, Jairon Fernandes Freire, Petrolina é uma cidade economicamente ativa e tem uma regularidade de visitação durante todo o ano. “Nosso fluxo de ocupação no ano passado durante o São do Vale chegou ao limite em 120 leitos. Por isso, já estamos com um projeto de expansão de construir mais 40 apartamentos, porque a cidade necessita de mais leitos”, frisa Jairon.
Aquecimento da economia
A festividade aquece também a economia do município. No São João 2012 houve um acréscimo de 25 % nas contratações temporárias do comércio.
De acordo com o proprietário do Velho Chico Plaza Hotel, Rogério de Espírito Santo, Petrolina se tornou uma cidade referência de modernidade e crescimento sustentável. “Temos percebido um estímulo ao turismo de eventos. E uma coisa também nos chama atenção, constantemente turistas que visitam a cidade começam a traçar planos de desenvolver alguma atividade, e investir em Petrolina”, salienta Rogério.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, Jorge Assunção, relata que tem recebido muitos empresários com interesse de investirem na cidade. “Petrolina está em expansão e uma das nossas preocupações é receber bem o turista, por isso é que os empresários estão nos visitando com projetos, a exemplo do novo hotel que será construído no novo shopping e já está sendo lançado”, explica Jorge. Em relação ao São João do Vale, o secretário afirma que a festa terá o mesmo nível de qualidade das atrações, com todo conforto e segurança que os moradores da região e turistas merecem.
Texto: Juliane Peixinho (Ascom PMP)