Foram acesas na noite desta sexta (03), as luzes na cor rosa que vão iluminar os símbolos de Petrolina durante todo o mês de outubro. O acionamento foi feito na presença do Staff da prefeitura de Petrolina, que organizam o Outubro Rosa, movimento popular de prevenção ao câncer de mama.
O prédio da prefeitura foi escolhido para representar a cor e a tradição do movimento que é conhecido no mundo inteiro. Monumentos e locais como a Torre Eiffel em Paris e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, já receberam a iluminação.
As Secretarias de Cidadania, Secretaria Executiva da Mulher, de Saúde, de Esporte, da Infra-estrutura, EPTTC, Secretaria de Ordem Pública juntamente com a Apami, promoverão uma série de atividades durante o Outubro Rosa. A programação conta com forte envolvimento de voluntários e empresas parceiras com o objetivo de levar informação para a população.
O ato de acendimento foi marcado pelo pronunciamento das secretárias da mulher e saúde que disseram ser uma honra para a prefeitura de Petrolina ter sido escolhida e fazer parte dessa que é uma causa tão nobre.
Para a secretária de Cidadania Célia Regina Carvalho, outubro é mês de conscientização e luta pela saúde feminina. “Acredito na prevenção, e acender essa luz de alerta é altamente necessário,haja visto que ainda existem mulheres que estão distante das informações que o mundo hoje oferece.Outubro é mês de conscientizar toda a sociedade para lutar contra essa doença que tem infelizmente, ainda ceifado muitas vidas ” concluiu a secretária.
Um pouco mais do Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.
Fonte: ASCOM CIDADANIA/PMP