
Uma campanha marcada para amanhã, 3 de junho, deve mobilizar entidades ambientais e a população ribeirinha da região em prol do Rio São Francisco.
A data remete-se à 24ª reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), nos dias 5 e 6 de dezembro último, que escolheu o 3 de junho como Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Velho Chico.
A campanha, intitulada “Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico”, contará com várias atividades em toda a extensão da bacia do Rio São Francisco, nas quatro regiões (Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco) – que compreende 504 municípios em seis estados, mais o Distrito Federal, envolvendo quase 19 milhões de pessoas.
No Submédio São Francisco a programação vai se concentrar nas duas principais cidades da região – Petrolina e Juazeiro.
Juazeiro
Na quarta-feira (3) a partir das 14h haverá concentração no bairro Angari para em seguida os participantes saírem em caminhada até a Ilha do Fogo, onde, com a liberação do Exército, haverá ato público com falas e atos simbólicos como soltura de alevinos no rio. No mesmo momento e seguindo o trajeto da caminhada, uma barqueta seguirá pelo Rio São Francisco, uma forma de defender o rio vivo também para navegação e pesca artesanal.
Pessoas e organizações podem participar do ato em Juazeiro indo para a rua, levando faixas, cartazes, ou realizar outras atividades nos seus bairros, povoados, cidades. Além de passeatas, podem ser feitas atividades de educação ambiental, como passeios ecológicos pelo rio, plantio da mata ciliar, além de debates, audiências públicas, sessões especiais nas câmaras legislativas, divulgação em redes sociais, tudo com a finalidade de trazer à tona este debate de suma importância para a vida do povo ribeirinho e para o país.
Petrolina
Às 15h, concentração na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, onde será instalada uma exposição fotográfica que destaca o povo do rio e suas demandas, organizada pelo Comitê da Bacia do São Francisco. Em seguida caminhada até a Orla 1, onde acontecerá apresentação do grupo de dança da comunidade indígena de Entre Serras, Pankararu, do município de Petrolândia, pronunciamentos e devolução de água limpa ao rio.
Durante todo o dia serão recolhidas assinaturas para serem entregues ao governo federal. “Estamos com um abaixo-assinado pela criação do Conselho Gestor do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pedimos que este projeto, que existe desde 2001, seja prorrogado por mais 20 anos”, destaca o cacique Tuxá.
Da Redação


