Está tudo pronto para o aniversário da emancipação de Petrolina. A celebração dos 118 anos acontece neste sábado (21). Os festejos terão início com a tradicional alvorada, na Praça 21 de Setembro, às 5h, ao som da Orquestra Philarmônica.
Às 8h haverá o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal em frente à Prefeitura. Em seguida, os petrolinenses se concentrarão ao longo da Avenida Guararapes, onde devem prestigiar o desfile de mais de 40 escolas, além das crianças beneficiadas pelo Projeto Nova Semente. O grande homenageado este ano será o cantor Dominguinhos. Além das escolas de Petrolina, bandas marciais de Cabrobó, Orocó e do distrito de Vermelhos desfilarão.
A comemoração do aniversário da cidade será espaço também para comemoração do Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência. Segundo a secretaria de Acessibilidade, cerca de 100 petrolinenses vão desfilar, festejando suas conquistas nos segmentos de empregabilidade, esporte e cultura.
Para que os festejos sejam tranquilos e sem acidentes, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo pede atenção aos motoristas. A Avenida Guararapes e parte da Avenida Souza Filho ficarão interditadas das 6h às 14h.
Os veículos vindos da Zona Leste deverão utilizar as Ruas São José e Antônio Santana Filho como acesso. A entrada aos motoristas da Zona Oeste ou de Juazeiro (BA) será feito pela Avenida Cardoso de Sá, Avenida das Nações e Rua Eraldo Gueiros.
A segurança do desfile será feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU também estarão disponíveis à população.