O município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, vai ganhar a 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças – Orgânica do Vale, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE) e o Conselho de Segurança da Agricultura Orgânica do Vale do São Francisco (Consea Orgânico).
O lançamento da Feira acontece na tarde de amanhã (1º), a partir das 14h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que fica na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, no bairro Areia Branca, em Petrolina.
A programação de lançamento será composta por palestras sobre “A segurança dos alimentos e os serviços laboratoriais como garantia e controle de qualidade”; “A produção orgânica de alimentos no Brasil e seus processos de certificação” e “Os avanços da agricultura orgânica no Vale do São Francisco”.
A Feira Orgânica do Vale começa a funcionar a partir do próximo domingo, 4 de dezembro, na feira livre do bairro Areia Branca, em Petrolina, e será um espaço para o agricultor vender sua produção de frutas e hortaliças. Em fevereiro de 2012, está prevista a implantação de mais uma edição da Feira Orgânica do Vale no bairro Cohab Massangano, que vai atender todo o público da zona Oeste do município.
A realização da 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças – Orgânica do Vale faz parte das linhas de ação do projeto “Orgânica do Vale – Feira Livre”, desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf e Consea Orgânico, com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina; Sistema Itaparica; Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco; Ministério Público do Estado de Pernambuco; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de incentivar e fortalecer a agricultura orgânica no Vale do São Francisco.
Fonte: Ianne Lima Ascom do Sistema Itaparica – Convênio Chesf/Codevasf