Petrolina recebeu, nesta sexta-feira (12), a visita do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, que veio comemorar os resultados do Programa “Viver sem Limite”. Acompanhado da secretária de Acessibilidade Rose Andrade, o gestor falou sobre as diretrizes do Plano e esclareceu dúvidas de representantes de entidades ligadas às causas das Pessoas com Deficiência (PCDs).
Durante a reunião, realizada no Auditório do Centro de Convenções /Petrolina, Antonio José também destacou os avanços conquistados com relação aos direitos desse público. Segundo ele, Petrolina é uma das cidades que mais avançaram, tornando-se referência na área de inclusão da Pessoa com Deficiência.
“Quero agradecer à secretária Rose Andrade pela receptividade e dizer que Petrolina, está à frente no ponto de vista de articulação e divulgação das políticas de promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência. Mesmo assim, ainda temos muitos desafios e temos que conseguir avançar ainda mais”, ressaltou o secretário Antonio José.
No início da manhã, os gestores visitaram duas entidades que atuam no sentido de promover a inclusão das pessoas com deficiência. A secretária, que já conhecia o atendimento e a estrutura de cada uma, apresentou o trabalho de ambas ao representante da instituição nacional. De acordo com ela, a visita do gestor é muito importante para que as políticas públicas em prol da inclusão e promoção de direitos sejam discutidas e articuladas entre as esferas municipal, estadual e federal.
“Que bom ter o secretário Antonio José aqui pactuando conosco o Plano Viver sem Limite. Petrolina vem avançando nas políticas de inclusão por conta da sensibilidade e importância que é dada à causa. Somos a cidade no Estado que mais emprega pessoas com deficiência, que possui uma Central de Interpretação de Libras em pleno funcionamento. O Pronatec – Viver sem Limite vem oferecendo qualificação profissional em diversas áreas e isso contribui muito na inclusão produtiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.